Ouça agora

Ao vivo

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Norte Fluminense
Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Rio de Janeiro
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Maricá
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Angra dos Reis
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Destaque
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Baixada Fluminense
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi
Costa do Sol
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi

Camisa 10 é prioridade! Relembre os meias que o Vasco tentou contratar em 2023

O Vasco da Gama ainda busca um camisa 10 para o elenco, e a posição se tornou prioridade para a janela de julho.
Foto: Acervo Digital

O Vasco “mirou alto” na busca por um meia ofensivo durante a última janela de transferências, mas não conseguiu fechar nenhuma contratação de peso para esse setor. Hoje, o entendimento da diretoria ainda é de que o time precisa de um camisa 10 e, por isso, esta é uma das prioridades da SAF para reforçar o elenco em julho.

– Foi mirado alto demais na posição de meia desde o início. E não em relação à reposição ao Nenê, mas que a gente precisava sim de um jogador de qualidade melhor ali no meio. A gente chegou próximo de dois ou três jogadores, que até tiveram o nome vazado, mas não conseguiu fazer – afirmou Bracks em coletiva na última terça, e completou:

– A gente optou por atletas dentro do nosso elenco que poderiam exercer, dentro do modelo de jogo, essa função. Melhor do que trazer esse jogador de uma prateleira que não ia nos agregar muito. Esse alvo pode ter nos prejudicado nessa corrida de contratação.

Mas quais foram os meias que o Vasco tentou? O ge mostra alguns nomes que o clube tentou contratar durante a primeira janela de transferências e explica a situação de cada um deles atualmente:

Papu Gómez
Campeão da Copa do Mundo de 2022 pela Argentina, Papu Gómez está atualmente no Sevilla. Contratado em 2021 após oito anos de destaque na Atalanta, o meia não conseguiu ser o mesmo jogador do futebol italiano no futebol espanhol e alternou entre o banco de reservas e a titularidade na última temporada.

Com contrato até junho de 2024, Papu Gómez, de 35 anos, perdeu quatro meses da última temporada europeia por uma lesão no tornozelo, sofrida durante a Copa do Mundo, onde passou por uma cirurgia.

O Vasco fez uma consulta, sentou na mesa e procurou saber sobre a situação de Papu, mas não chegou a fazer uma proposta oficial pelo meia argentino.

Philippe Coutinho
Cria do Vasco, Philippe Coutinho está hoje no Aston Villa, da Inglaterra. Sem entrar em campo há mais de três meses por causa de uma lesão na coxa, que o tirou da Copa do Mundo, o meia fez 22 jogos na Premier League, sendo apenas nove como titular – soma um gol e nenhuma assistência.

Sonho antigo da torcida vascaína, Coutinho tem contrato até junho de 2026 com o clube inglês. Inicialmente emprestado, o Aston Villa pagou 20 milhões de euros em 2022 pela compra em definitivo do jogador junto ao Barcelona.

Bracks fez uma sondagem, mas ouviu de Coutinho que não havia possibilidade de retorno em 2023. Ele revelou a consulta em entrevista ao canal “Atenção Vascaínos!”.

Igor Coronado
Igor Coronado nunca atuou no futebol brasileiro. O meia de 30 anos se mudou aos 15 para a Inglaterra e fez base no futebol inglês, no MK Dons, até se destacar no Palermo, da Itália, de onde foi vendido para o mundo árabe. Comprado pelo Al-Ittihad por 12 milhões de dólares, o meia tinha contrato até junho deste ano, mas renovou até 2025.

Ídolo local, Coronado foi campeão saudita nesta temporada ao lado dos também brasileiros Romarinho, Bruno Henrique e Marcelo Grohe. A equipe desbancou o Al-Hilal, de Gustavo Cuellar, e o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo.

David Terans
Destaque do Athletico-PR, o meia uruguaio de 28 anos foi procurado pelo Vasco no início da temporada. Terans terminou 2022 como artilheiro e garçom do Furacão: em 53 jogos, marcou 17 gols e deu nove assistências. O jogador tem contrato até 2025 com o clube paranaense.

Bracks não chegou a fazer uma oferta oficial, mas procurou informações sobre o futuro de Terans. O alto valor pedido pelo Athletico foi inviável para o Vasco.

Isco
– A gente busca jogadores experientes, sim. A filosofia do grupo é para jogadores mais jovens, mas 70% dos jogadores que a gente investiu tem mais de 25 anos. Mas, se o momento é de assumir a culpa, erramos em não ter jogadores com mais experiência do meio para a frente e vamos corrigir isso – disse Bracks na última terça.

Um dos jogadores experientes tentados pelo diretor foi Isco, mas não foi possível viabilizar a contratação junto à 777. O espanhol foi multicampeão nos 10 anos que ficou no Real Madrid, conquistando todos os títulos possíveis.

Em julho de 2022, ele saiu de graça para o Sevilla, mas jogou apenas 19 partidas pelo novo time, onde marcou um gol e deu três assistências. Após cinco meses de contrato, clube e Isco rescindiram contrato, e o meia de 31 anos está sem clube até o momento.

Franco Fagúndez
No caso do uruguaio, o Vasco ficou muito próximo da contratação: “Fomos longe, avançamos”, disse Bracks ao “Atenção Vascaínos!”. Jovem promessa, Franco Fagúndez, ex-companheiro de Pumita Rodríguez e Luís Suárez no Nacional-URU, tem contrato com o clube até dezembro de 2024 e está avaliado em 1,5 milhões de euros no Transfermarkt.

Na atual temporada, o meia de 22 anos marcou um gol e deu cinco assistências em 18 jogos. A melhor temporada de Franco Fagúndez foi no ano passado, quando anotou 12 gols em 41 partidas e foi campeão uruguaio.

Volante também é prioridade
Além do meia ofensivo, Paulo Bracks reafirmou que a posição de volante também está entre as prioridades do Vasco para a janela. O clube mantém interesse em Gustavo Cuellar, desejo antigo da SAF. O volante tem contrato com o Al Hilal até junho de 2024, mas pode sair do clube saudita por causa do limite de estrangeiros. No entanto, os valores envolvidos tornam a negociação complexa.

Nomes como Allan e Souza, jogadores revelados no Vasco, também já foram monitorados. O primeiro está no Al Wahda, dos Emirados Árabes, onde tem contrato até junho de 2024 e não tem o interesse de voltar ao Brasil nesse momento. O segundo fechou com o Beijing Guoan, da China, recentemente, mas se reuniu com Bracks no CT Moacyr Barbosa esse ano, e as portas ficaram abertas para o seu retorno. O cenário é o mesmo para os outros crias.

– Todos os crias, sem exceção, nenhum deles falou que não queria voltar – destacou Bracks também na coletiva de terça.

Outra opção para a posição é Jorman Campuzano, do Boca Juniors. O volante colombiano está emprestado ao Giresunspor, da Turquia, até o meio do ano. A SAF tentou a contratação na última janela, mas as conversas não avançaram. O clube avalia uma nova investida em julho.