Ouça agora

Ao vivo

Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Carnaval
Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Entretenimento
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
Baixada Fluminense
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Destaque
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Política
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Estado
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)
Costa do Sol
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)

Botafogo conquista “vitória histórica” e homologa novo plano do RCE

Clube vai conseguir pagar dívidas antigas sem ter seu orçamento do futebol afetado
Foto: Vitor Silva/Botafogo.

Em comunicado oficial nesta sexta-feira, 17, o Botafogo confirmou que conseguiu um grande avanço no sentido de equacionar antigas dívidas trabalhistas. O clube conseguiu um novo acordo no Regime Centralizado de Execuções Trabalhistas e conseguirá pagar antigos débitos sem afetar a competitividade do clube nos principais torneios de futebol.

O novo modelo do RCE vai respeitar à realidade do fluxo de caixa anual do Botafogo, fazendo com que o clube consiga arcar com os credores ao mesmo tempo em que consegue se manter financeiramente forte dentro do futebol brasileiro. Desde a chegada da SAF, o Botafogo estima que reduziu a dívida trabalhista em cerca de 20%.

Confira a nota oficial do Botafogo:

O Botafogo obteve nesta sexta (17) uma conquista histórica com a homologação de um novo acordo no RCE Trabalhista. O feito é fruto de mais um de ano de trabalho árduo, diálogos e negociações entre SAF, Clube Social, Comissão de Credores, SINDECLUBES, Ministério Público do Trabalho, Coordenadoria de Apoio à Execução e a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.

Com o novo modelo, as dívidas ficam equacionadas à realidade de fluxo de caixa e às receitas atuais do Botafogo, permitindo que o Clube se mantenha competitivo ao passo em que quita seu passivo histórico. Desde que a SAF assumiu a gestão dos ativos de futebol do Botafogo, a dívida trabalhista foi reduzida em, aproximadamente, 20% (vinte por cento) e a previsão é de que seja integralmente quitada em cerca 10 (dez) anos.

As negociações foram realizadas pessoalmente pelo CEO da SAF Thairo Arruda, o Vice-Presidente Executivo Jonas Marmello, o Dr. Igor Fonseca Rodrigues, magistrado titular da CAEX do TRT-1, o Dr. César Marques, Presidente do TRT-1, a Comissão de Credores representada pelos advogados Bichara Abidão Neto, Carlos Moutinho, Leonardo Laporte, Theotonio Chermont, Joana Prado e Henrique Fragoso, que também representou o SINDECLUBES.

“John Textor sempre destacou o seu compromisso com o acordo de acionistas e, principalmente, com o Botafogo. Essa homologação é histórica e representa o primeiro passo para a equalização da dívida trabalhista do Clube Social. Foram meses de negociações, diálogo, respeito e entendimento entre as partes. O Botafogo entrou em uma fase de maturação de seus projetos estratégicos e a homologação do RCE trabalhista é extremamente representativa, demonstrando que o plano de gestão da SAF está no caminho certo”, ressaltou o CEO Thairo Arruda.

A SAF Botafogo foi representada por seu Departamento Jurídico Geral, mediante seu Vice-Presidente Executivo, Jonas Marmello, e do advogado Raphael Sá. O Botafogo de Futebol e Regatas foi representado por seu Departamento Jurídico, através do Gerente Daniel Bombarda e do advogado Igor Graham Bell, além do Vice-Presidente Jurídico Marcelo Barbieri e do escritório Capanema e Belmonte Advogados.

“A homologação do novo acordo no Regime Centralizado de Execuções é um marco na história do Botafogo. Pela primeira vez, o Clube construiu um acordo negociado com a participação de todos os stakeholders. Nesta nova fase, conseguimos adequar à realidade, as expectativas financeiras e desportivas da SAF e dos credores do Botafogo de Futebol e Regatas. O apoio do Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região foi imprescindível para o êxito das tratativas. Além disso, ressaltamos a compreensão e o espírito colaborativo dos advogados dos credores, que entenderam a importância de um Botafogo forte e vitorioso, também fora de campo, para que o Clube resolva finalmente as pendências de seu passado e possa focar em um futuro glorioso”, pontuou Jonas Marmello.