Ouça agora

Ao vivo

Putin faz exigências para “negociar a paz” com a Ucrânia após encontro do G7
Mundo
Putin faz exigências para “negociar a paz” com a Ucrânia após encontro do G7
Justiça considera ilegal greve dos educadores de Macaé
Norte Fluminense
Justiça considera ilegal greve dos educadores de Macaé
Governo do estado cria Observatório do Feminicídio
Estado
Governo do estado cria Observatório do Feminicídio
Polícia Militar expande programas de polícia de proximidade na zona sul
Rio de Janeiro
Polícia Militar expande programas de polícia de proximidade na zona sul
Prédio no Centro Histórico de Petrópolis é destruído por incêndio
Região Serrana
Prédio no Centro Histórico de Petrópolis é destruído por incêndio
Termina hoje prazo para inscrição no Enem
Destaque
Termina hoje prazo para inscrição no Enem
RS receberá caravana do governo para garantir acesso a benefícios
Política
RS receberá caravana do governo para garantir acesso a benefícios

Bauernfest começa nesta sexta-feira (23) em Petrópolis

Evento, que chega a 34ª edição, comemora a cultura alemã até 9 de julho.
Foto: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (23) a Bauernfest, Festa do Colono Alemão, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, com programação intensa até o dia 9 de julho.

Serão 17 dias de celebração da cultura germânica. A festa mais tradicional da cidade vai contar com atrações no Palácio de Cristal e em outros pontos do centro histórico. Confira a programação completa dos 17 dias da Bauernfest no site do evento.

A 34ª edição da festa volta a seu período tradicional, nos meses de junho e julho, passando pelo Dia do Colono Alemão, comemorado em 29 de Junho. Neste ano, o evento vem cheio de novidades.

No Centro de Petrópolis, o Centro Cultural Raul de Leoni também contará com programação, incluindo a Mostra de Cinema Alemão, no Cine Humberto Mauro, e a exposição Profissão Artista, que foi aberta nesta quinta-feira (22) e ficará em cartaz até o último dia da 34ª Bauernfest.

Este ano, a Praça da Liberdade volta a fazer parte do burgo alemão, com uma programação especial voltada para as crianças, com oficinas, apresentações teatrais e de música, além dos tradicionais jogos germânicos.

A Praça da Liberdade também está no trajeto das Fanfarras, que passam também pela Praça Dom Pedro e Palácio de Cristal, e dos Desfiles Folclóricos.

Tradições alemãs são representadas durante todo evento. Foto: Reprodução

É no Palácio de Cristal que se concentram as apresentações dos grupos folclóricos de dança, no Palco Koblenz, montado nos jardins do Palácio, além de apresentações teatrais, orquestras, contações de histórias e os tradicionais concursos de Chope Em Metro, Chapéu Mais Enfeitado e o da Realeza que, este ano, vai ser realizado dentro da programação, além do Baile Geração Prateada, para o público 60 +, entre outras atividades para todas as idades.

Centros Culturais, como o de Cascatinha, Pedro do Rio, Estação Nogueira e Céu da Posse, assim como o Museu Casa do Colono, a Casa de Petrópolis Casa Stephan Zweig e Rua Teresa vão receber palestras, oficinas contações de histórias, entre outras atividades.

“Temos uma programação extensa, com o que a Bauernfest já traz de tradicional, além das novidades que incluem os Centros Culturais dos distritos, com uma série de atividades para todas as idades”, ressaltou a presidente do IMC, Diana Iliescu.

A solenidade de abertura será nesta sexta-feira, 23, a partir das 18h, no Palácio de Cristal, com a presença de autoridades locais e do Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin.

Identificação para as crianças

Durante toda a festa, serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças.

As pulseiras estarão disponíveis no trailer da Polícia Militar, no início da Rua Alfredo Pachá, no posto da Guarda Municipal, em frente à Cervejaria Bohemia e na entrada do Palácio de Cristal, no Centro de Informação Turística.

Basta retirar as pulseiras e preencher com o nome e o telefone do responsável, além do nome da criança. Assim, se as crianças se perderem, os familiares serão facilmente localizados.

Horários da Bauernfest 2023

Funcionamento do Palácio de Cristal e Praça da Liberdade

2ª feira – FECHADO
3ª a 5ª – 12h às 22h
6ª a sábado – 10h às 00h
Domingo – 10h às 22h
Dia 28/06 (qua) – 10h às 00h
Dia 29/06 (qui) – 10h às 22h

Trânsito

Para dar mais fluidez ao trânsito e garantir a mobilidade nos 17 dias, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) elaborou um plano de mobilidade.

As ações começaram antes do início da festa, com o reforço na sinalização viária na Avenida Barão do Rio Branco e a realização do simulado para garantir o acesso dos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

Também houve a inversão da mão da Rua Padre Siqueira, no Centro, uma vez que a Alfredo Pachá está interditada para a realização da festa.

A partir de sexta-feira (23), primeiro dia Bauern, começam as alterações no funcionamento do estacionamento rotativo. Às sextas, sábados e domingos passa a funcionar das 8h às 22h, nas ruas do Centro Histórico. Nos outros dias (de segunda a quinta-feira), o funcionamento é normal – das 8h às 19h.

Na Rua Teresa, o estacionamento rotativo permanece sem alteração.

O estacionamento rotativo da Rua Treze de Maio ficará proibido entre às 18h das sextas-feiras até meia noite dos domingos.

Já na Rua Sete de Abril, o estacionamento rotativo estará proibido diariamente até próximo ao ponto de ônibus.

Para o atendimento aos ônibus de turismo, a CPTrans também elaborou um plano de mobilidade. Haverá barreiras, das 7h30 às 18h, aos sábados e domingos nos pórticos do Quitandinha e do Bingen, e no Retiro onde as equipes das CPTrans estarão adesivando os veículos e indicando os locais permitidos para embarque e desembarque, e também as áreas destinadas para o estacionamento.

A CPTrans contará com auxiliares de trânsito nos principais pontos da cidade orientando os motoristas.

Um mapa interativo pode ser acessado no site da Prefeitura de Petrópolis.