Esse evento comemorativo, mais conhecido como “Portões Abertos”, visa valorizar o grande pioneiro da Aviação, Santos Dumont, que foi o primeiro a alçar voo com um aeroplano “mais pesado que o ar” sem auxílios externos em 1906, em Paris (França). Nos dois dias de evento, o público contará com uma atmosfera familiar, alegre e festiva, podendo curtir apresentação de aeronaves civis e militares; exposição histórica de aviões, em particular da réplica do caça “Gripen” da FAB; oficinas educativas para todas as idades, praça de alimentação e muito mais. Especialmente, no dia 29 de julho, terá a demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
Os visitantes poderão “explorar” todo o Museu Aeroespacial, que possui um amplo espaço expositivo com salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação – EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros. Nessa verdadeira viagem no tempo, as famílias terão a oportunidade de apreciar as mais de 70 aeronaves históricas expostas como exemplo: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Pilatus, F-5, A-29 Super Tucano, B-25, C-47, Mirage III e Mirage 2000, C-130, Electra e muitas outras.
Pode-se ressaltar ainda que no evento organizado em parceria com a empresa promotora 2A Eventos, o público terá a disposição: ampla praça de alimentação com várias opções de refeições e lanches; parque de diversões; exibição de filmes históricos; demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont, como as várias lembranças exclusivas oferecidas pela loja mineira “Petit Dumont”; entre outros entretenimentos.
O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para PCD (Pessoas Com Deficiente), estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial ( www.fab.mil.br/musal ).
Serviço:
Data: 29 e 30 de julho de 2023
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Mal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos – RJ