Os seis dias livres de jogos tornam esta uma semana atípica no 2023 do Flamengo. Com tempo livre para preparar a equipe entre uma rodada e outra do Brasileirão, o técnico Sampaoli aproveita somente a segunda brecha dada pelo calendário desde que chegou ao clube, no fim de abril.
No momento, o Fla tem seis jogadores com problemas físicos. Metade deles sentem dores musculares: David Luiz Erick Pulgar e Pedro. Os outros três tiveram lesões traumáticas: Bruno Henrique e Fabrício Bruno sofreram torções, enquanto Matheuzinho está em fim de recuperação de fratura na tíbia. Todos têm chances de serem relacionados na próxima rodada.
Desde que Sampaoli estreou, essa será apenas a segunda vez em que o Flamengo não precisará fazer dois jogos na mesma semana. A primeira foi na última Data Fifa, de 12 a 21 de junho, quando o elenco ganhou 10 dias para recuperar fôlego.
O mês de agosto terá o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio, e as oitavas de final da Libertadores, diante do Olimpia. Se avançar as quartas do torneio continental, a equipe carioca só terá o próximo descanso na Data Fifa de setembro, que começa no dia 4.