Nesta terça-feira (18/7), a Prefeitura do Rio apresentou o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública (FIP) através da Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI). O FIP tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para promover a integridade pública na cidade. O programa busca disseminar a cultura de integridade nos órgãos municipais, além de envolver parceiros institucionais e a sociedade carioca, incentivando o uso de canais de denúncia para violações éticas, garantindo um ambiente seguro ao denunciante.
Junto ao FIP, foi lançado o Programa Agentes da Integridade, que selecionará agentes públicos para atuarem como representantes na implementação e disseminação das boas práticas de integridade. A coordenação da rede de Agentes da Integridade ficará a cargo da SMTDI, que capacitará e treinará os selecionados para serem multiplicadores dessas boas práticas.
Durante o evento de lançamento, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, foi homenageado como Embaixador dos Agentes da Integridade, devido à sua atuação na Secretaria de Governo, onde criou o Programa Carioca de Integridade Pública e Transparência, contribuindo para a prevenção de práticas corruptas e estimulando os canais de denúncia.