As ruas de Niterói ganharam mais 33 novos guardas municipais, aumentando o número de agentes na cidade para cerca de 800. O grupo, que se formou nesta quinta-feira na Cidade da Ordem Pública do município, faz parte da última turma de formandos do concurso de 2019. Eles passaram por treinamento teórico e prático que incluiu abordagem diferenciada e comunicação verbal, entre outras técnicas.
“O concurso de 2019, com essa turma, efetivou 310 guardas ao todo. Para a cidade de Niterói isso tem um significado muito grande pois estarão nas ruas atuando em várias frentes. A Guarda Municipal de Niterói é uma das mais antigas do Brasil. Na comemoração dos 450 anos, essa guarda também estará celebrando centenário de serviços prestados a essa cidade e é importante que os formandos saibam o seu papel. Buscamos sempre melhorar as condições de trabalho desses profissionais que têm uma atuação brilhante em nossa cidade”, disse o prefeito Axel Grael.
Os novos guardas tomaram posse após participarem do Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal, com duração de três meses, com aulas práticas e teóricas, seguindo a matriz curricular idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Os guardas de Niterói recebem treinamentos e aulas como Direito Penal e Processo Penal; técnicas de abordagem; gestão e mediação de conflitos; defesa pessoal; legislação de trânsito; legislação ambiental; legislação de posturas municipais. Dentre as disciplinas com maior foco estão gestão de conflitos, comunicação não violenta, primeiros socorros, além de toda a legislação vigente e utilização de armas não letais. As aulas são ministradas por representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, além de especialistas, mestres e doutores de diversas instituições de ensino superior.