Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Sonho que desafia gerações, linha que liga a Praça XV a Itaboraí surge novamente como uma das soluções para a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio.
Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.