A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) inaugurou na última quarta-feira (05) uma Sala de Amamentação para atender servidoras e visitantes. Localizada na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), a sala é exclusiva para os momentos de aleitamento materno, troca de fralda e refeições.
O espaço é equipado com duas poltronas para amamentação, fraldário, que pode ser utilizado pela pessoa responsável pela criança, seja homem ou mulher, um cadeirão de alimentação, geladeira, micro-ondas e uma brinquedoteca. Para as mulheres que irão utilizar o espaço para retirar o leite, a Instituição ressalta que cada lactante deve levar o seu próprio recipiente para coleta do leite e se responsabilizar pela guarda e conservação.
De acordo com a secretária de Fazenda, Marilia Ortiz, a inauguração da Sala de Amamentação é uma das ações promovidas pela campanha “Cuidando delas da SMF” e tem como objetivo criar um ambiente adequado para incentivar o aleitamento materno.
“O espaço é um local de acolhimento para mães e bebês e também para que a mulher que amamenta possa utilizar para retirar leite e armazenar para posterior utilização. Queremos incentivar o aleitamento materno não só para nossas servidoras, mas também para qualquer cidadã que nos visite. A amamentação é um direito da mulher e do bebê”, completou Marilia.
A Sala de Amamentação também contou com a parceria da Secretaria Municipal das Culturas, que proporcionou que uma artista plástica desse vida ao local com uma pintura especial.
Durante a inauguração, também foi disponibilizada a Cartilha da Gestante. O material conta com 24 páginas e reúne informações institucionais que guiam a gestante durante o período da gestação. Entre os tópicos abordados estão o direito da gestante, licença maternidade, auxílio natalidade, licença paternidade, licença e auxílio em casos de adoção, agentes públicas terceirizadas, saúde da gestante e redes de apoio.
A cartilha foi formulada por iniciativa da Secretaria de Fazenda, com a colaboração da Secretaria de Administração (SMA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim).
Segundo o secretário de Administração da Prefeitura de Niterói, Luiz Vieira, a parceria entre a SMF e a SMA contribui para ampliar as informações sobre processos burocráticos que envolvem as servidoras gestantes.
“As servidoras têm direitos que muitas vezes perdem por falta de conhecimento e não é isso que a administração quer, por isso essa parceria reforça a divulgação sobre as informações acerca da licença maternidade, o auxílio natalidade e qual processo a gestante deve abrir. Iremos também disponibilizar a Cartilha no Portal do Servidor de Niterói”, reforçou Luiz Vieira.
O material também conta a versão digital e já está disponível para download no site da Secretaria de Fazenda no menu repositório institucional, manuais e guias. Confira aqui.