O segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2023 começará a ser pago nesta sexta-feira (30). De acordo com informações da Receita Federal, mais de 5,1 milhões de contribuintes receberão cerca de R$ 7,5 bilhões em restituição.
Os contribuintes receberão o pagamento do lote da restituição será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF, informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar as informações cadastradas. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
As próximas datas de pagamento da restituição:
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Todas as pessoas que irão receber têm prioridade. A maior parte, 3,5 milhões de contribuintes, é composta por pessoas que informaram a chave Pix no formato CPF ao fazer a declaração ou que usaram o modelo de declaração pré-preenchida. As demais pessoas com prioridade legal são: idosos, pessoas com deficiências ou contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.