Começa nesta sexta-feira (23) a Bauernfest, Festa do Colono Alemão, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, com programação intensa até o dia 9 de julho.
Serão 17 dias de celebração da cultura germânica. A festa mais tradicional da cidade vai contar com atrações no Palácio de Cristal e em outros pontos do centro histórico. Confira a programação completa dos 17 dias da Bauernfest no site do evento.
A 34ª edição da festa volta a seu período tradicional, nos meses de junho e julho, passando pelo Dia do Colono Alemão, comemorado em 29 de Junho. Neste ano, o evento vem cheio de novidades.
No Centro de Petrópolis, o Centro Cultural Raul de Leoni também contará com programação, incluindo a Mostra de Cinema Alemão, no Cine Humberto Mauro, e a exposição Profissão Artista, que foi aberta nesta quinta-feira (22) e ficará em cartaz até o último dia da 34ª Bauernfest.
Este ano, a Praça da Liberdade volta a fazer parte do burgo alemão, com uma programação especial voltada para as crianças, com oficinas, apresentações teatrais e de música, além dos tradicionais jogos germânicos.
A Praça da Liberdade também está no trajeto das Fanfarras, que passam também pela Praça Dom Pedro e Palácio de Cristal, e dos Desfiles Folclóricos.
É no Palácio de Cristal que se concentram as apresentações dos grupos folclóricos de dança, no Palco Koblenz, montado nos jardins do Palácio, além de apresentações teatrais, orquestras, contações de histórias e os tradicionais concursos de Chope Em Metro, Chapéu Mais Enfeitado e o da Realeza que, este ano, vai ser realizado dentro da programação, além do Baile Geração Prateada, para o público 60 +, entre outras atividades para todas as idades.
Centros Culturais, como o de Cascatinha, Pedro do Rio, Estação Nogueira e Céu da Posse, assim como o Museu Casa do Colono, a Casa de Petrópolis Casa Stephan Zweig e Rua Teresa vão receber palestras, oficinas contações de histórias, entre outras atividades.
“Temos uma programação extensa, com o que a Bauernfest já traz de tradicional, além das novidades que incluem os Centros Culturais dos distritos, com uma série de atividades para todas as idades”, ressaltou a presidente do IMC, Diana Iliescu.
A solenidade de abertura será nesta sexta-feira, 23, a partir das 18h, no Palácio de Cristal, com a presença de autoridades locais e do Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin.
Identificação para as crianças
Durante toda a festa, serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças.
As pulseiras estarão disponíveis no trailer da Polícia Militar, no início da Rua Alfredo Pachá, no posto da Guarda Municipal, em frente à Cervejaria Bohemia e na entrada do Palácio de Cristal, no Centro de Informação Turística.
Basta retirar as pulseiras e preencher com o nome e o telefone do responsável, além do nome da criança. Assim, se as crianças se perderem, os familiares serão facilmente localizados.
Horários da Bauernfest 2023
Funcionamento do Palácio de Cristal e Praça da Liberdade
2ª feira – FECHADO
3ª a 5ª – 12h às 22h
6ª a sábado – 10h às 00h
Domingo – 10h às 22h
Dia 28/06 (qua) – 10h às 00h
Dia 29/06 (qui) – 10h às 22h
Trânsito
Para dar mais fluidez ao trânsito e garantir a mobilidade nos 17 dias, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) elaborou um plano de mobilidade.
As ações começaram antes do início da festa, com o reforço na sinalização viária na Avenida Barão do Rio Branco e a realização do simulado para garantir o acesso dos veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
Também houve a inversão da mão da Rua Padre Siqueira, no Centro, uma vez que a Alfredo Pachá está interditada para a realização da festa.
A partir de sexta-feira (23), primeiro dia Bauern, começam as alterações no funcionamento do estacionamento rotativo. Às sextas, sábados e domingos passa a funcionar das 8h às 22h, nas ruas do Centro Histórico. Nos outros dias (de segunda a quinta-feira), o funcionamento é normal – das 8h às 19h.
Na Rua Teresa, o estacionamento rotativo permanece sem alteração.
O estacionamento rotativo da Rua Treze de Maio ficará proibido entre às 18h das sextas-feiras até meia noite dos domingos.
Já na Rua Sete de Abril, o estacionamento rotativo estará proibido diariamente até próximo ao ponto de ônibus.
Para o atendimento aos ônibus de turismo, a CPTrans também elaborou um plano de mobilidade. Haverá barreiras, das 7h30 às 18h, aos sábados e domingos nos pórticos do Quitandinha e do Bingen, e no Retiro onde as equipes das CPTrans estarão adesivando os veículos e indicando os locais permitidos para embarque e desembarque, e também as áreas destinadas para o estacionamento.
A CPTrans contará com auxiliares de trânsito nos principais pontos da cidade orientando os motoristas.
Um mapa interativo pode ser acessado no site da Prefeitura de Petrópolis.