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‘PPK da Claudia’: internet vai à loucura com nova influenciadora da Gillette

Avatar da marca já tem mais de 20 mil seguidores nas redes sociais.
Foto: Divulgação

A Gillette Venus lançou uma nova influenciadora chamada “PPK da Claudia” para ampliar a comunicação da marca sobre depilação íntima de forma descontraída. O perfil no Instagram já conta com mais de 20 mil seguidores.

Criado há cerca de três semanas, o perfil no Instagram da influenciadora já acumula mais de 21 mil seguidores, com quem ela compartilha dicas de cuidados com a região íntima. Tal como uma influenciadora convencional, o conteúdo vai desde “recebidos” até os “TBTs”, mas sem deixar de lado o passo a passo na hora da depilação. As publicações seguem em diálogo com a nova linha da marca, que inclui esfoliante para a área íntima e sabonete pré-depilatório. A embaixadora, aliás, foi desenvolvida para a divulgação dos produtos.

A campanha teve o suporte da Think Eva, uma consultoria que se dedica à igualdade de gênero. A personagem foi criada e a produção e execução foram realizadas principalmente por mulheres.

Não é a primeira vez que um nome próprio é usado numa campanha relacionada a órgãos genitais. Na década de 1990, o Ministério da Saúde chamou o pênis de Bráulio para promover o uso de camisinha, como forma de conter a epidemia de HIV. Na campanha da Gillette Venus, a personagem é uma homenagem a atriz Cláudia Ohana, “por seu histórico relacionado a (não) depilação íntima”, segundo a marca. Há quase 40 anos, a artista posou nua sem se depilar, o que repercute ainda hoje.

A ação de marketing foi bem recebida pelos internautas, que elogiaram a campanha no perfil da influenciadora.4

Professora de comportamento do consumidor da ESPM e sócia da Markka Consultoria, Karine Karam avalia que a escolha de um nome popular, aliado ao desenho simpático da personagem e a opção por uma linguagem bem humorada se alinham ao objetivo da marca de se aproximar das consumidoras e “quebrar o tabu” de um assunto ainda polêmico para muitas (e muitos).

– É difícil achar o tom dessa comunicação. Não por acaso eles usam o humor. Imagina se fosse num tom mais sério? Não conecta. O humor de alguma forma quebra a resistência do público e aproxima – afirma.

Mas há também quem não gostou como esta internauta. “Péssima escolha do marketing de vocês…. Nunca pensaram nas Claudias? Como se sentiriam? Fizeram um focus group antes de definir o nome? Eu como Claudia deveria me sentir lisonjeada? Bem longe disso…”.

O engajamento, de fato, é grande nas publicações da PPK da Claudia, com comentários se dividindo entre a simpatia de alguns e as críticas de outros, principalmente de mulheres. Uma usuária do Twitter, por exemplo, avaliou que a personagem infantiliza o corpo feminino. Já no Instagram, uma seguidora chamou o conteúdo de “jocoso e de mau gosto”.

Em nota, a marca afirmou que a campanha tem como objetivo “falar com pessoas adultas e eliminar o tabu sobre cuidados íntimos, conversando com a comunidade e respeitando sempre as preferências, a diversidade e a escolha de cada uma”.