Os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) funcionam normalmente, com atendimento 24 horas por dia, durante o feriado prolongado, que inclui os dias da Proclamação da República, reunião da cúpula do G20 e Dia da Consciência Negra, de 15 a 20 de novembro.
O serviço Samu 192 do município do Rio de Janeiro, único do estado que é operado pela SES-RJ, também funciona 24 horas por dia.
O salão de doadores do Hemorio, no Centro da capital, segue aberto. Quem puder dedicar um tempo para salvar vidas, doando sangue, basta se dirigir, das 7h às 18h, à Rua Frei Caneca, 8. Durante o feriado prolongado, o posto de coleta em Duque de Caxias ficará fechado.
O funcionamento do Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, permanece normal, enquanto o Rio Imagem do Centro da capital mantém atendimento, das 7h às 19h, para exames de raios-X, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, retoma as atividades no dia 21 de novembro. As unidades RioFarmes, localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, voltam ao expediente normal também no dia 21 de novembro. Os pacientes atendidos pela assistência farmacêutica do estado foram agendados para receber seus medicamentos antecipadamente.
Município
As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente de 15 a 20 de novembro, período que engloba os feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra e os dias do encontro do G20.
O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, terá funcionamento normal, das 8h às 22h, durante todos os dias do período. O Super Centro Carioca de Vacinação unidade ParkShoppingCampoGrande também funcionará durante todo o período, de acordo com o horário do centro comercial.
O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e as unidades de Atenção Primária – centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – funcionarão normalmente nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira) e no sábado, dia 16, em seus respectivos horários. Nos dias 15 e 20, feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra, essas unidades não abrirão.