A Escola de Música Villa-Lobos, no Centro, passou por obras de reforma realizadas pelo programa Acelera Funarj em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (EMOP-RJ). Com um investimento de mais de R$700 mil, o espaço ganhou a revitalização das salas de aula e terraço, além de novos pisos e pintura. Na próxima terça-feira (10/09), ocorrerá uma visita guiada aos ambientes reformados da instituição.
O equipamento cultural também passou por uma grande reforma elétrica. A escola recebeu um novo quadro de luz e eletrodutos para aumentar a potência e segurança para os alunos do local. Agora, a potência do espaço também foi aumentada, o que garante uma maior capacidade de suportar apresentações simultâneas dos alunos.
“A Escola de Música Villa-Lobos é uma fábrica de cidadania. É uma escola de música tradicional no Centro do Rio de Janeiro e lá nós temos alunos e profissionais maravilhosos. É importante oferecer uma estrutura de segurança e conforto para essas pessoas que apresentam um trabalho importante para a sociedade carioca”, ressalta Jackson Emerick, presidente da Funarj.
A Escola de Música Villa-Lobos, idealizada como um centro popular de ensino de arte, foi fundada em 1952 e hoje tem cerca de 1.200 alunos a partir dos oito anos de idade. A instituição preserva programas de atendimento de massa, visando proporcionar a oportunidade do ensino musical à população fluminense.
O equipamento cultural também tem um centro de pesquisa – Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino –, com acervo especializado em música popular e erudita, composto de livros, partituras, periódicos, cds e dvds. Desde a sua ampliação, em 2002, com a inauguração do “Espaço Maestro Alceo Bocchino”, passou a contar também com banco de dados e espaços para audição de CDs e projeção de DVDs.
Serviço
Dia: 10/09, às 17h30
Evento: Entrega das Obras na Escola de Música Villa-Lobos
Local: Escola de Música Villa-Lobos – (Rua Ramalho Ortigão, 9 – Centro, RJ).