Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

SuperVia fecha parceria com Disque Denúncia na tentativa de evitar vandalismo

Foto: Reprodução da Internet

A SuperVia firmou um acordo de cooperação com o Disque Denúncia, em mais uma iniciativa para coibir o vandalismo e a violência que todos os dias afetam a operação dos trens. Com a medida, as reclamações dos passageiros, são recebidas diretamente pela instituição, que encaminhará as denúncias aos órgãos de segurança pública e à SuperVia. O objetivo é permitir mais efetividade nas ações de segurança, aproveitando o canal institucional do Disque Denúncia com as polícias Militar e Civil.

As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo número 21 2253-1177 e pelo QR Code disponibilizado em trens e estações. O código, ao ser lido por smartphones, direciona ao WhatsApp do próprio Disque Denúncia, que recebe não só textos e áudios, mas também fotos e vídeos. As comunicações realizadas pelos passageiros servirão de base para a criação de um banco de dados com o mapeamento das ocorrências mais comuns e os horários em que acontecem.

Ocorrências externas à operação causam prejuízos à concessionária e aos passageiros. Por mês, a concessionária gasta R$ 20 mil para repor sistemas fixos contra incêndio e extintores. Somente até junho, foram furtados 26 extintores dos trens e dois de estações. A reposição de visores de portas vandalizados representa um custo mensal de R$ 150 mil.

Além disso, no primeiro semestre deste ano, foram subtraídos 886 assentos, gerando um prejuízo de R$ 124,6 mil à SuperVia. A substituição dos estofados pela chapa de acrílico é uma tentativa de frear esse tipo de crime. De março de 2023 a abril de 2024, foram furtados 2.199 assentos, causando um prejuízo de R$ 317 mil.

Os cinco materiais mais vandalizados/furtados entre janeiro e junho de 2024 foram visores de portas (3.027), assentos e encostos (886), grampos de fixação (637), placas de apoio (54) e alavancas de emergência (43). As cinco estações com mais casos de furtos/vandalismo são Central do Brasil (876 ocorrências), Japeri (321 ocorrências), Santa Cruz (263 ocorrências), Deodoro (136 ocorrências) e Gramacho (82 ocorrências).

“A parceria com o Disque Denúncia tem por objetivo conseguir que as ações da segurança pública sejam mais efetivas, no que se refere aos problemas de violência e vandalismo enfrentados pela SuperVia. Furtos e depredações causam prejuízos para todos”, observa o gerente executivo de Segurança da Supervia, Marcus Almeida.

Para Renato Almeida, diretor-geral do Disque Denúncia, esta parceria é um importante passo para combater o vandalismo. “O Disque Denúncia é uma ferramenta disponível 24 horas por dia para a população. O cidadão pode denunciar e ter a certeza de que toda denúncia será devidamente apurada”, acrescentou.