O governador Cláudio Castro acompanha, desde o fim da madrugada desta segunda-feira (15), a Ordo – uma mega ação de segurança pública para combater a criminalidade em 10 comunidades de seis bairros da Zona Oeste do Rio.
Nas primeiras horas de ação, os policiais realizaram três prisões, apreenderam um carro com três granadas dentro – encontrado na Linha Amarela, após a fuga de bandidos -, uma arma beretta 9 mm, 102 papelotes de maconha e dinheiro em espécie. Além disso, uma fábrica de gelo, na Cidade de Deus, foi autuada por poluição do solo – com vazamento de óleo direto para rede de esgoto. O estabelecimento também realizava furto de água.
– A força-tarefa de segurança do Governo do Estado está nas ruas para combater organizações criminosas que querem fazer a população de refém. Com nosso serviço de inteligência, vamos desarticular muitas empresas de fachada, como de gelo e pão, que servem como financiador do crime. Vamos livrar essas áreas dos criminosos – declarou o governador Cláudio Castro, que acompanhou a saída das tropas do 31º BPM, no Recreio, às 4 horas da manhã.
Ações de segurança pública e fiscalização acontecem em Rio das Pedras, Terreirão, César Maia/Coroado, Cidade de Deus, Muzema, Gardênia Azul, Tijuquinha, Fontela, Morro do Banco e Sítio do Pai João. O patrulhamento foi intensificado nos principais eixos viários da Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Jacarepaguá, Vargem Grande e Vargem Pequena, incluindo as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Lúcio Costa, Salvador Allende e Abelardo Bueno, a Estrada dos Bandeirantes e a Rua Edgard Werneck.
Também estão sendo cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em aberto.
– A ação integrada agiliza a captura de criminosos que estão com mandado de prisão em aberto, e também as novas prisões em flagrante – concluiu o governador.