Ouça agora

Ao vivo

Cedae fará manutenção anual do Guandu no dia 26 de novembro
Destaque
Cedae fará manutenção anual do Guandu no dia 26 de novembro
Transatlântico de luxo trouxe famosos e milhares de turistas para visitar Angra dos Reis
Angra dos Reis
Transatlântico de luxo trouxe famosos e milhares de turistas para visitar Angra dos Reis
INSS paga folha de novembro a partir desta segunda-feira
Brasil
INSS paga folha de novembro a partir desta segunda-feira
Parada do Orgulho LGBTI+ lota a Praia de Copacabana
Destaque
Parada do Orgulho LGBTI+ lota a Praia de Copacabana
Maricá recebe ouro em ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’ do MEC
Maricá
Maricá recebe ouro em ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’ do MEC
Nova Iguaçu leva a Taça Rio Sub-17
Nova Iguaçu
Nova Iguaçu leva a Taça Rio Sub-17
Parlamento Juvenil da Alerj tem recorde de participação feminina
Política
Parlamento Juvenil da Alerj tem recorde de participação feminina

Brasil recupera desempenho de alfabetização do período pré-pandêmico

O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19.
Foto: Reprodução

O Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19. Com isso, atingiu meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o ano passado, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.

“Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021. Em 2023, retomamos ao patamar anterior, subindo para 56%”, disse o ministro ao abrir a reunião com os governadores no Palácio do Planalto, durante a apresentação de resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

O resultado, segundo ele, mostra que o país avançou no sentido de amenizar os efeitos negativos da pandemia para a alfabetização de estudantes ao fim do 2° ano do ensino fundamental e, com isso, favorecer a recomposição de aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos afetadas pela pandemia.

 

Adesão

O compromisso foi lançado no início do ano passado e já teve a adesão de 100% dos estados e de 99,8% dos municípios. “Falta ainda um município do Mato Grosso, sete municípios de São Paulo e um de Santa Catarina. Mas o resultado mostra o desejo de prefeitos e governadores de construir essa política nacional, independentemente de questões partidárias, políticas ou ideológicas”, destacou Santana ao ressaltar que o protagonismo do programa pertence a estados e municípios.

“O que nos cabe fazer [enquanto governo federal] é apoiar vocês”, acrescentou o ministro. Na sequência, Santana propôs um pacto com administradores locais, visando a criação de uma premiação nacional que reconheça iniciativas que apresentaram avanços e boas práticas de educação.

Segundo o ministro, todos os governadores têm sido parceiros nessa empreitada de melhorar a educação do país, inclusive para a implementação do programa Pé de Meia, criado para recompensar financeiramente estudantes que não abandonam a escola. “Todos nós sabemos dos indicadores de evasão escolar, de abandono e de distorção idade-série. Ou seja, quando a criança está atrasada”, disse.