Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de janeiro de 2024, mostra que o estado do Rio teve o crescimento mais significativo de todos os estados. O volume de serviços avançou 5,3% em janeiro frente ao mês anterior.
No comparativo interanual, o volume apresentou crescimento de 5%. Com o resultado, o setor acumulou alta de 3,1% nos últimos 12 meses no estado e reverteu grande parte da retração observada no último trimestre de 2023.
Comparado a janeiro de 2023, as variações positivas dos serviços foram observadas em quatro atividade: serviços prestados às famílias (11,4%), serviços de informação e comunicação (10,1%), serviços profissionais, administrativos e complementares (7,9%) e outros (6,4%).
O volume dos serviços de turismo registrou queda de 5,7% em janeiro, embora tenha crescido 4,3% na comparação interanual. O estado acumulou alta de 11,2% nos últimos 12 meses.
“Mesmo com o turismo não indo bem, o Rio se manteve, no acumulado de 12 meses, com crescimento quase duas vezes maior que o nacional”, explica o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes.