Em razão da recente ocorrência do sequestro no ônibus da Viação Sampaio, na Rodoviária Novo Rio, no Centro, o Procon Estadual do Rio de Janeiro divulga orientações sobre os direitos dos passageiros afetados pelo ocorrido.
Primeiramente, o consumidor que não conseguiu embarcar deverá entrar em contato com as empresas em que adquiriram as passagens para obterem a solução da questão. Caso não seja solucionado, ele poderá solicitar a devolução do valor pago ou a remarcação da viagem para outra data, dentro do prazo de validade do bilhete de passagem rodoviária, que é de um ano, a contar da data da sua 1ª emissão, sem qualquer cobrança de taxa ou de multa, tendo em vista que não foi o consumidor que deu causa.
De acordo com o Presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, “É importante que o passageiro afetado pelo incidente fique atento e conheça os seus direitos. Além disso, apesar das empresas não estarem imunes à possíveis imprevistos, é fundamental manter a predominância do respeito aos direitos consumeristas e, assim, ratificar o amparo, a segurança e a eficiência necessária na prestação de serviços.”
Caso a empresa apresente alguma dificuldade no atendimento, na remarcação ou na devolução do valor, o consumidor pode buscar o auxílio do Procon-RJ e apresentar uma reclamação.
O consumidor que desejar realizar denúncia ou reclamação poderá acessar os canais de atendimentos no site oficial do Procon RJ: www.procon.rj.gov.br.