A Marinha confirma que a formação de um ciclone subtropical em alto-mar pode provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty. O alerta vale até a próxima terça-feira (20).
“A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (Cimaer/FAB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)”, informa nota do Inmet.
O informativo destaca ainda que, em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, “o ciclone pode ser classificado como tempestade subtropical, podendo provocar ventos de até 83 km/h no entorno do ciclone, principalmente nos setores Sul e Sudeste, até a noite da próxima terça-feira (20)”.
Ciclone subtropical
O ciclone subtropical é formado por uma massa de nuvens e provoca frente fria antes de sua chegada. Ele se forma nos trópicos, provocando grandes volumes de chuva e ventos intensos.