Representantes da nata do surfe, de promessas a veteranos no esporte, estarão reunidos no segundo Congresso Carioca de Surf, que será realizado de quinta a domingo que vem na Praia da Macumba. Entre os nomes confirmados estão Marcelo Trekinho, Rodrigo Resende, Gustavo Fernandes, Ian Cosenza e Daniel Friedmann, homenageado da edição. Big rider e especialista em pilotagem e em segurança e resgate no mar com jet-ski, Edilson Fernandes, o Alemão de Maresias, volta a participar do evento, como âncora dos debates.
O congresso reunirá atividades que podem interessar a profissionais da área do surfe e a simples amantes do esporte, realizadas no hostel Longboard Paradise. Além dos painéis, haverá cursos, exposições e palestras. Entre os convidados estarão o quiroprata Lucas Heich, da Casa da Coluna, e o fisioterapeuta especializado em atletas de alto desempenho Leandro Borges. A surfista Yanca Costa será uma das participantes de um debate sobre mulheres no surfe. Haverá também uma mesa sobre ecologia, com integrantes de entidades ambientais da região, e oficina de surf ioga.
Outras modalidades terão espaço, como o bodyboard, representado por nomes como Paola Simão e a pioneira Leila Ali, e o bodysurf, conhecido no Rio como “jacaré”, sobre o qual falará Henrique Pistilli, o Homem Peixe, entre outros atletas.
A maior parte das atividades será gratuita, e, para participar, basta preencher o formulário no endereço bit.ly/42pCvUq. Entre as pagas estarão um curso de MAP Skate Surf e uma clínica de skimboard com o surfista Lucas Fink. Nestes casos, os telefones para mais informações são fornecidos ao se acessar o link para inscrição.
— A intenção do evento é debater o surfe na nossa cidade. O Rio já foi protagonista no surfe nacional e atualmente não tem tanta representatividade em termos de competidores, mas outros setores são muito fortes, como o de fabricação de pranchas e o das escolas de surfe, além de contarmos com grandes nomes que iniciaram o que hoje chamamos de Brazilian storm — diz o jornalista Gerson Filho, um dos idealizadores do evento.
O veterano Daniel Friedmann participará do debate “Legends”. Segundo os organizadores, a cada ano a ideia é prestigiar um ícone do surfe, e o carioca que foi escolhido por seu estilo polido e pelas vitórias importantes que acumulou ao longo da carreira. Hoje, Friedmann se dedica à profissão de shaper e à prepararação de atletas, além de organizar eventos relacionados ao esporte.
O congresso é realizado pela GF Promoções e pela ONG Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe (Cades), com bases na Barra da Tijuca e no Recreio.
Painéis e cursos poderão ser acompanhados ao vivo pelo canal do YouTube Ricosurf. Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram @congressocariocadesurf.