O acesso aos serviços que promovem prevenção em saúde e qualidade de vida para moradores de áreas distantes de Macaé é garantido pelo governo, através do novo programa de atendimento móvel criado pela rede de Atenção Básica do município. Este atendimento integrado foi realizado nesta quarta-feira (17) para os moradores do Assentamento Celso Daniel, através da programação acompanhada pelo prefeito Welberth Rezende junto a Secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, e o Secretário de Saúde, Alexandre Cruz.
“Reestruturamos a rede da Saúde, ampliando a oferta de serviços especializados para a população. Agora, vamos reforçar esses atendimentos também para moradores de áreas distantes, tornando a Saúde de Macaé mais acessível e de qualidade para todos”, destacou o prefeito.
A nova estratégia da Saúde garante aos moradores de áreas distantes dos principais polos de assistência da Atenção Básica, o acesso a serviços considerados essenciais para a prevenção a doenças e promoção da qualidade de vida. De acordo com Natália, as unidades móveis reforçam o trabalho já realizado pela equipe da Atenção Básica nessas áreas.
“Com essas unidades, conseguimos levar mais equipes, ofertas de exames e atendimentos preventivos importantes para garantir qualidade de vida para os moradores. Vamos levar esse programa para diversos outros pontos da cidade”, apontou a secretária.
Na primeira etapa, os moradores do Assentamento passaram por triagem e pré-consulta, o que garantiu o encaminhamento para os serviços promovidos por diferentes coordenadorias e segmentos da rede de Saúde.
A unidade móvel do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) promoveu para as moradoras do assentamento o acesso às consultas de clínico geral e ginecologista, além da coleta de exame preventivo.
Já a unidade móvel da Coordenadoria Especial de Odontologia também promoveu assistência em Saúde Bucal, através do atendimento odontológico e orientações sobre higiene e prevenção.
Através do Programa de Imunização, a Saúde garantiu o reforço da Caderneta de Vacinação das crianças e adultos, através da aplicação de doses da BCG, Hepatite A e B, Meningo C, rotavírus e pentavalente.
A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS) também realizou a vacinação de animais domésticos no local.
Os agentes dos Programas IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e Tuberculose levaram informações sobre métodos preventivos e testes rápido de identificação de doenças.