Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Riotur apresenta projeto de pesquisa na cidade com foco no Réveillon

Ferramenta de Inteligência Artificial analisa dados de experiência de turistas e residentes em tempo real, auxiliando gestores na tomada de decisões
Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter, apresenta uma iniciativa inovadora para o acompanhamento do Réveillon no Rio de Janeiro. Por meio do Sistema Especialista Turístico (SET), premiado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo 2023, a Riotur visa transformar a experiência, agendada para ocorrer de 26 de dezembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, em um marco significativo na gestão de grandes eventos.

O SET é uma avançada ferramenta de inteligência artificial, projetada para simular o conhecimento e a tomada de decisão de especialistas em turismo. Analisando grandes volumes de dados, fornece insights precisos sobre padrões de fluxo turístico, comportamento dos visitantes e preferências. Ao coletar, analisar e interpretar em tempo real dados sobre as experiências de turistas e residentes, o SET capacita gestores a identificar tendências, resolver problemas e explorar novas oportunidades. Esse sistema possibilita uma compreensão mais profunda dos elementos que impactam a experiência turística, permitindo melhorias significativas em segurança, infraestrutura, atrações culturais e de lazer.

Objetivo é obter dados valiosos para aprimorar segurança e infraestrutura e também a experiência cultural e de lazer na cidade

Esse projeto pioneiro posiciona o Rio de Janeiro como líder em tecnologia e inovação em eventos turísticos. Será a primeira vez que o SET será empregado em um megaevento, expandindo seu uso além do monitoramento urbano. O objetivo é obter dados valiosos para aprimorar não apenas a segurança e infraestrutura, mas também a experiência cultural e de lazer na cidade. Para a Riotur, essa abordagem representa uma oportunidade única para as pessoas compartilharem suas perspectivas, contribuindo para um entendimento mais profundo de como o Rio opera, tornando a cidade ainda mais acolhedora e vibrante.

“Essa pesquisa será de grande importância para todos que trabalham no setor turístico da cidade. Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”, explica Ronnie Costa, presidente da Riotur.

Para ampliar o alcance da pesquisa, o projeto será anunciado em todos os palcos do Réveillon na cidade, pontos turísticos, Postos de Informações Turísticas, hotéis, restaurantes e na orla do Rio. Todos podem participar, independentemente de idade ou se são turistas ou cariocas.

Os dados serão coletados por meio de QR codes em locais estratégicos, permitindo que os participantes respondam a uma pesquisa rápida (em português e inglês) e recebam em troca vouchers de desconto  para usar em atrativos turísticos locais. Além disso, todos os palcos contarão com um QR Code específico de seu bairro, para que a pesquisa seja segmentada com dados mais específicos. Essa metodologia promove a participação ativa dos visitantes e moradores, impulsionando o turismo local. O monitoramento abrangerá 11 locais significativos, incluindo áreas turísticas tradicionais, além de todos os 11 bairros que terão palcos durante a virada. A inclusão de ícones, como o Bondinho do Pão de Açúcar, com o apoio do Grupo Iter, amplia a abrangência do estudo.

Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour, destaca: “A aplicação do SET, especialmente após a sua premiação, no Réveillon do Rio, é um marco importante. Essa tecnologia não apenas mostra o potencial do Brasil na inovação turística, mas também reforça nosso compromisso em melhorar a experiência turística na cidade.”

A Riotur encara ainda essa iniciativa como um avanço para o aprimoramento contínuo do Réveillon do Rio e como uma peça-chave na consolidação da cidade como um destino turístico de renome global.

Ao final da pesquisa, cada participante receberá um código para compra com desconto de atrativos disponível no site Destinow, uma agência de viagens que vende tours e tickets para experiências em todo o Brasil e principalmente no Rio.

Para acessar a pesquisa basta acessar o seguinte link.