O governo do Estado do Rio de Janeiro esteve presente na abertura da Cúpula Social do Mercosul nesta segunda-feira (04), no Museu do Amanhã. O secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, representou o governador Cláudio Castro na solenidade. Rossi destacou os avanços das políticas públicas voltadas para as pessoas em vulnerabilidade social e para as mulheres em todo o Estado.
“O governador inaugurou em agosto o maior restaurante da América Latina, com a oferta de 3 mil refeições diárias, um marco no combate à fome. E temos atuado para atender a população em situação de rua com um programa de sucesso que é o Hotel Acolhedor. Nossa meta é abrir até o ano que vem mais um hotel nestes moldes com cerca de 300 vagas para pernoite. Um trabalho que não se limite a acolher, mas cria uma possibilidade real de reinserção social para essas pessoas. O governo também criou a Secretaria da Mulher, comprovando que a proteção integral da mulher é uma prioridade”, disse Bernardo Rossi.
O objetivo do evento é reunir representantes da sociedade civil dos países do Mercosul para discutir assuntos importantes para a região. A ideia é que seja um espaço de diálogo sobre o futuro. Essa reunião precede a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que vai acontecer na quinta-feira (7 de dezembro).
A abertura do evento contou com as presenças das ministras Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres; e da Igualdade Racial, Anielle Franco, além da secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Ramos Coelho; da embaixadora Gisela Padovan, do Ministério das Relações Exteriores; do prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de parlamentares.