O presidente Lula compartilhou através de seu perfil no X, antigo Twitter, a carta que recebeu do Papa Francisco durante as discussões sobre a crise climática na COP28.
Apesar de ter cancelado sua participação na conferência devido a problemas de saúde, o Pontífice insistiu que os líderes internacionais a considerarem o “bem comum”.
Na carta escrita em 29 de novembro, o Papa Francisco expressou sua gratidão pela disposição de Lula em debater o futuro do planeta e abordar maneiras eficazes de lidar com os desafios urgentes enfrentados pela humanidade, conforme divulgado pelo jornal O Globo.
Durante a Sessão do Segmento de alto nível para Chefes de Estado e de Governo, Lula alertou sobre a possibilidade de um “processo de savanização da Amazônia” devido ao aquecimento global, mesmo que o Brasil cumpra sua promessa de atingir desmatamento zero até 2030.
O presidente ressaltou que o destino da Amazônia não está apenas nas mãos dos habitantes locais e enfatizou que, mesmo se o Brasil parar de derrubar árvores, a região pode atingir um ponto crítico se outros países não contribuírem para a solução.
Confira a publicação de Lula no X:
Recebi, durante a COP 28, uma carta de Sua Santidade Papa Francisco @pontifex_pt.
“Continuo grato pela sua disposição em discutir o futuro de nossa casa comum e os meios mais eficazes de responder aos desafios urgentes enfrentados por nossa família humana. Acredito que poderemos… pic.twitter.com/PlT6XZVsJI
— Lula (@LulaOficial) December 2, 2023