Dia 29 de novembro é Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Para marcar a data, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram uma série de ações com o objetivo de promover a cultura de prevenção e testar a mobilização e o emprego de recursos e equipamentos em caso de emergências provocadas por chuvas fortes.
Em Petrópolis, cerca 250 militares de diversas unidades da corporação e agentes da Sedec-RJ participaram de um simulado de resposta a um desastre natural com vítimas.
A atividade contou com demonstrações diversas do poderio operacional da corporação, incluindo sobrevoo de aeronave, rapel com especialistas, cães farejadores, uso de ferramentas recém-adquiridas como motosserras de corte de concreto, desencarceradores com pinça rompedora de concreto e corte de vigas, além de drones com câmera térmica, entre outros.
A ação aconteceu no terreno da nova Academia de Bombeiro Militar, que está sendo construída na cidade Imperial, com previsão de conclusão em 2024.
– O Governo do Estado está pronto para as chuvas de Verão. O treinamento de hoje testou, com sucesso, o nosso alinhamento estratégico e o tempo-resposta em caso de uma tragédia. O investimento recorde que vem sendo feito na Secretaria de Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros RJ se traduz em prevenção de desastres e em vidas salvas – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Confira alguns vídeos do simulado