Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Prefeitura premia 35 empresas e instituições que promovem a diversidade e a inclusão na cidade

Os premiados são empresas privadas, públicas ou do terceiro setor que promovem a diversidade e a inclusão no mundo do trabalho
Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro premia 35 instituições privadas, públicas ou do terceiro setor que promovem a diversidade e a inclusão no mundo do trabalho, em cerimônia que será realizada na quinta-feira (30), às 18h, no Theatro Municipal, na Cinelândia. O Selo da Diversidade Abdias do Nascimento será concedido a, entre outros, Cáritas do Rio, Grupo Soma, Fundação Mudes, Ipeafro, Firjan, Senai e Sesi, Fundação Roberto Marinho, Assaí, Tribunal de Justiça do Rio, Club de Regatas Vasco da Gama, Grupo Arco-Íris e Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

Durante o evento, a lendária porta-bandeira Vilma do Nascimento, de 85 anos, receberá uma homenagem especial da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda pelos relevantes serviços prestados à cultura e à promoção da diversidade na cidade do Rio de Janeiro.

– Eu me sinto muito honrada em receber essa homenagem. É muito importante incentivar e premiar quem respeita e defende a diversidade – disse a portelense.

Dividido nas categorias étnica, racial, religiosa, etária e de gênero, o prêmio é uma homenagem a Abdias do Nascimento, professor, ator, escritor, político e defensor dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Segundo o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, o Selo Abdias do Nascimento tem como objetivo incentivar empresas, órgãos da administração pública, entidades privadas e instituições da sociedade civil a adotarem políticas de inclusão e de redução das desigualdades em seus ambientes de trabalho e reconhecerem o trabalho de quem defende e pratica a diversidade.

– O Selo da Diversidade Abdias do Nascimento foi regulamentado em setembro, por meio de decreto. Agora, com esse singelo prêmio, queremos reafirmar o compromisso da Prefeitura do Rio com a valorização e a promoção da diversidade racial, social e inclusiva nos nossos ambientes de trabalho. E a homenagem a Vilma do Nascimento, Cisne da Passarela, expressa esse nosso compromisso em todos os espaços, não apenas àqueles reservados ao trabalho – assinalou Everton Gomes.

A entrega dos 35 prêmios será realizada no Salão Assyrius, no Theatro Municipal, na Praça Marechal Floriano s/nº , na Cinelândia, no Centro do Rio.

 

Confira os premiados

CATEGORIA ETNIA

CÁRITAS RJ – Órgão da Igreja Católica pioneiro no serviço de assistência voluntária aos refugiados.
SECRETARIA ESPECIAL DE CIDADANIA (SECID) – Órgão municipal responsável pelas políticas públicas para refugiados.

CATEGORIA RACIAL

GRUPO SOMA – Grupo empresarial com grande atuação na área da diversidade, e responsável por, entre outras ações, o censo da diversidade.
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA – Clube de futebol carioca com ação histórica e pioneira de combate ao racismo.
YDUCS – Instituição educacional com ações voltadas para a promoção da diversidade e combate ao racismo, por meio de facilitação do acesso a oportunidades e à educação de qualidade.
IPEAFRO – Instituto de promoção da cultura negra brasileira e da preservação da memória e do legado de Abdias do Nascimento.
COLIMAR – Círculo Olympio Marques é uma organização social voltada para o afroempreendedorismo e com mais de 30 anos de atividade.
INSTITUTO DE CONSCIÊNCIA NEGRA NELSON MANDELA – Organização social voltada para a reinserção de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho e na sociedade.
INSTITUTO GUETTO – Organização social voltada para a formação de líderes para a diversidade, voltados principalmente para o combate ao racismo a partir da educação, da tecnologia e do empreendedorismo.
ALIANÇA EMPREENDEDORA – Instituição que promove a inclusão e a diversidade a partir do fomento e da qualificação para o empreendedorismo.
CEDINEPIR – O Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial é um órgão da administração pública estadual, que, com a participação da sociedade civil, atua historicamente no combate ao racismo.
CPIR RIO – A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial é o órgão da administração pública municipal responsável pelas políticas de promoção de igualdade racial.

CATEGORIA RELIGIOSA

COLETIVO KALUNDU – O coletivo social de fomento à cultura afroreligiosa e ao empreendedorismo afroreligioso promove feiras e oportunidades para este segmento.
SECRETARIA ESPECIAL DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE RELIGIOSA (SEID) – O órgão municipal é responsável pelas políticas públicas de inclusão e diversidade religiosa.

CATEGORIA ETÁRIA

HORTIFRUTI – Empresa que adota política de contratação de pessoas idosas, promovendo a diversidade no mercado de trabalho.
FIRJAN – SENAI – SESI – Organizações com expertise e legitimidade histórica na promoção de qualificação, inclusão e diversidade.
FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO – A co.liga, mantida pela fundação, é uma escola digital que promove inclusão e qualificação, de forma virtual e democrática, contribuindo para a inserção de jovens no mercado de trabalho.
FUNDAÇÃO MUDES – Organização social que, entre outras ações, promove um robusto programa de estágio e de aprendizagem de jovens, contribuindo para a formação e a inserção deles no mercado de trabalho.
CIEE RJ – Instituição beneficente que, há 59 anos, é referência na garantia do acesso de jovens em vulnerabilidade a cursos de capacitação e no ingresso deles no mundo de trabalho.
ESPRO – Instituição filantrópica que mantém programas voltados para a aprendizagem e a inserção do jovem no mercado de trabalho.
SABER – O Instituto Brasileiro de Aprendizagem mantém ações voltadas para o jovem, promovendo cursos de capacitação e proporcionando estágios para eles.
EURECA – Instituição voltada para o recrutamento, seleção e geração de oportunidades para jovens no mercado de trabalho.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA – A OSB Jovem garante a jovens, inclusive de baixa renda, acesso ao mercado cultural.
INSTITUTO DA OPORTUNIDADE SOCIAL – Atua desde 1998 na promoção da formação profissional gratuita e na empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência.
JUVRIO – Órgão público municipal responsável pelas políticas públicas para a juventude.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA – Órgão público municipal responsável pelas políticas voltadas para a terceira idade, envelhecimento saudável e qualidade de vida.
FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – O maior planetário da América Latina tem promovido ações de democratização da ciência, cultura e educação, em especial para jovens e estudantes. A instituição é parceira do programa Aprendiz Carioca.
COMLURB – Empresa pública municipal que vem consolidando sua política de cumprimento de cotas de jovens aprendizes e parceira do programa Aprendiz Carioca.

CATEGORIA GÊNERO

ASSAÍ – Empresa que mantém políticas de contratação de mulheres trans.
CIVIL MASTER – Empresa que mantém políticas de diversidade de gênero, possui altos índices de contratação de mulheres e segue os princípios de ação ambiental, social e de governança (ESG).
TEMBICI – Empresa de mobilidade urbana que mantém ações de contratação de mulheres trans.
GRUPO ARCO-ÍRIS – Organização parceira do programa pioneiro Trabalha Rio LGBT+, da SMTE, e com histórica ação de promoção da diversidade.
SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS E PROMOÇÃO DA MULHER – Órgão municipal responsável pelas políticas de promoção dos direitos das mulheres.
COORDENADORIA DE DIVERSIDADE SEXUAL (CEDES RIO) – Órgão municipal responsável pelas políticas públicas de promoção da diversidade sexual.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO – Parceiro da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda no programa Novos Rumos, de reinserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.