Mesmo sem ainda ter entrado em campo na rodada, o Botafogo está garantido na próxima edição da Taça Libertadores. Com 61 pontos conquistados até o momento, o Glorioso não pode mais ser alcançado pelo Athletico-PR, que empatou com o Vasco e era o único que podia ameaçar a classificação do alvinegro. Desta forma, o Botafogo está de volta à Libertadores após sete anos.
Tendo ainda mias quatro jogos a disputar dentro do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda está na disputa pelo título da competição nacional, mas vem em uma sequência negativa e não vence desde o dia 18 de outubro, quando superou o América-MG, em Belo Horizonte. Desde então foram mais sete jogos disputados com quatro derrotas e três empates.
A classificação para a Libertadores está garantida, mas o Botafogo ainda precisa buscar a vaga direta à fase de grupos da competição nacional, evitando assim uma difícil disputa preliminar. Na última vez em que esteve na Libertadores, o Botafogo passou por playoffs e conseguiu eliminar Colo-Colo e Olímpia antes de conquistar vaga na fase de grupos. Na ocasião, o alvinegro foi até às quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio, que viria a conquistar o título.
Neste domingo, 26, o Botafogo vai receber o Santos, atuando em casa, pela 35ª rodada do Brasileirão. Sem vencer como mandante desde o dia 27 de agosto, o Glorioso tenta retomar o caminho das vitórias.