Os anos de espera dos moradores do distrito de Praia Seca, em Araruama, pelas obras da ciclovia chegaram ao fim. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), investiu mais de R$4,9 milhões na construção de ciclovias, novas calçadas e acostamento, que beneficiarão mais de 130 mil moradores de Araruama, além de comerciantes e turistas.
As obras foram realizadas nos quase 2 km da Estrada de Praia Seca, a principal via do Centro – no total, foram 3,4 km nas duas pistas. Um dos locais mais procurados durante feriados e férias escolares, a Praia Seca, conhecida como Cancún brasileira, recebe, em média, 20 mil turistas durante o verão, segundo a Prefeitura de Araruama. Agora, ciclistas terão faixas exclusivas para circular em segurança. As novas calçadas possuem acessibilidade e têm 1,2m de largura. O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, destacou a importância da obra para a mobilidade da cidade.
– Esse investimento não garante apenas mais locomoção e acessibilidade, mas também segurança a todos que utilizam a Estrada de Praia Seca no dia a dia, sejam motoristas ou pedestres – disse Uruan.
A moradora de Praia Seca, Lara Barcelos Inácio, já está utilizando a ciclovia para ir de casa para o trabalho. Ela conta que agora se sente mais segura para usar a bicicleta como meio de transporte.
– Essa obra era muito necessária aqui na região, pois muita gente se locomove usando bicicleta e nós não tínhamos essa faixa reservada aos ciclistas. Eu agora me sinto segura ao andar na ciclovia. Sei que a legislação garante o meu direito de usar a faixa exclusiva.
As obras no distrito de Praia Seca tiveram início em abril de 2022 e foram concluídas neste mês.