O Flamengo concluiu na manhã desse sábado, 18, a primeira parte da preparação para seu próximo jogo no Brasileirão. Na quinta-feira, 23, o Mais Querido vai cumprir, contra o Bragantino, o confronto adiado pela 30ª rodada. Inicialmente marcada para 29 de outubro, a partida teve que ser reprogramada porque o Maracanã estava cedido para a final da Copa Libertadores.
Por causa do calor extremo no Rio de Janeiro, o treino foi antecipado de 9h para 8h, no CT George Helal. Mesmo começando mais cedo a rotina de treinamentos, os jogadores encararam 41,5°C, com sensação de 59ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O registro foi em Guaratiba, bairro que fica próximo a Vargem Grande.
Nos cinco dias de treinos, o técnico Tite contou com os retornos do zagueiro David Luiz e do volante Allan, recuperados de lesões nos pés. David sofreu entorse no tornozelo direito e não joga desde o dia 19 de outubro, quando Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 x 0, no Mineirão. Já a última partida de Allan foi em 13 de setembro, quando sofreeu a ruptura da fáscia plantar do pé esquerdo.
Durante este tempo em recuperação, o camisa 21 passou por uma cirurgia no tornozelo direito em 5 de outubro. O procedimento necessário para a retirada de uma calcificação óssea no local.
O volante Allan, de 26 anos, estreou pelo Flamengo em 12 de julho de 2023, na partida em que o time carioca bateu o Athletico-PR por 2 x 0, na Arena da Baixada, em jogo de ida pelas Quartas de Final da Copa do Brasil. Na oportunidade, ele entrou no lugar de Victor Hugo, aos 17 do segundo tempo. Depois, o jogador atuou em 12 partidas, sendo que 90 minutos foram em apenas em três: Flamengo 1 x 1 América-MG; Flamengo 1 x 2 Atlético-MG e Flamengo 1 x 1 São Paulo