O primeiro dia da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) foi marcado pela visita do governador Cláudio Castro, nesta sexta-feira (10), ao estande do Estado do Rio de Janeiro, montado no centro de eventos do Serra Park, em Gramado (RS). Acompanhado dos secretários de Turismo, Gustavo Tutuca, de Governo, Bernardo Rossi, e da Mulher, Heloísa Aguiar, Castro percorreu os três mega pavilhões da Festuris, onde fez interlocução com autoridades do trade turístico do Brasil.
A feira é considerada uma das mais importantes da América Latina e este ano celebra 35 anos, trazendo diversas ativações e fomentando os negócios. Logo no início da visitação, o governador esteve no estande instagramável da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio, onde conversou com representantes dos principais destinos turísticos, além de agentes, operadores e integrantes da cadeia produtiva do setor.
O espaço promove as atrações fluminenses por meio de uma experiência imersiva, utilizando imagens e fotos com alguns atrativos mais procurados, como praias, montanhas, ecoturismo e grandes eventos. O local também serve para promoção de negócios e interlocução de agentes e operadores interessados na oferta turística do Rio de Janeiro.
Em seguida, Castro inaugurou mais uma ativação do Mini Mundo, contemplando a capital do Rio de Janeiro como referência turística e principal porta de entrada de visitantes ao país. Desta vez, o tradicional parque das miniaturas gaúcho apresentou a réplica do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, sede do legislativo municipal. O parque exibe versões de cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menores do que o tamanho real.
Nesta edição histórica, a Festuris tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação” e são esperados 15 mil participantes no evento. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Uma das grandes novidades, que acompanha a demanda do mercado de negócios turísticos, é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, a Festuris está utilizando os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes e o Meeting, parte do conteúdo do evento com palestras e capacitações.