O Mega Feirão de Empregos, promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, encerra nesta sexta-feira (10) no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Durante o evento, que teve início na quarta-feira, cerca de 3 mil vagas de emprego foram disponibilizadas, junto com serviços como cadastro para pessoas com deficiência, vagas de cursos profissionalizantes, emissão ou agendamento de 1ª e 2ª vias do RG, isenção para 2ª via de RG, certidão de nascimento e óbito, expedição de carteira de trabalho e habilitação para casamento, entre outros.
Uma abordagem inédita marcou os atendimentos dos serviços do Sine, com uma pré-triagem dos candidatos para identificar suas demandas individuais e encaminhá-los de acordo com suas necessidades. O secretário de Trabalho e Renda, Arthur Monteiro, explicou que a divisão dos atendimentos em estações, como carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, balcão de empregos, e oficinas de orientação, visa aumentar as chances dos candidatos de conseguir uma oportunidade de emprego após a resolução de pendências.
O evento também trouxe uma novidade com a realização de entrevistas e resultados simultâneos, com várias empresas parceiras comprometidas em conduzir todas as etapas pré-admissionais durante os três dias do evento. Além disso, diversas instituições parceiras e empresas dos mais diferentes setores participaram do feirão, que também contou com uma feira de artesanato.
Paralelamente, no Centro, a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, encerra nesta sexta-feira, com a participação do TJRJ. O evento, que tem como objetivo facilitar a comunicação entre consumidores e empresas, permite a negociação com as empresas de telefonia OI/Telemar, as concessionárias Light e Águas do Rio, das 11h às 17 horas, no térreo da Lâmina V do Fórum Central. A conciliação pré-processual oferece uma oportunidade para resolver questões sem a necessidade de um processo formal, reconhecida formalmente pela Justiça.