A final da Taça Libertadores da América entre o Fluminense e o Boca Juniors, às 17h deste sábado (4), no Maracanã, vai modificar a rotina do Rio e o funcionamento do VLT sofrerá impactos em sua operação.
O motivo são as interdições programadas, já a partir das 11h, pela Prefeitura, nas imediações da Cinelândia – local onde um telão estará posicionado à frente das escadarias do Theatro Municipal para receber os torcedores.
A previsão é que o sistema especial de funcionamento do VLT funcione das 10h30 às 20h nas linhas impactadas, mas diante de uma possível prorrogação do jogo ou vitória do Fluminense, é possível que a dispersão de público demore mais tempo, demandando a ampliação dessa programação.
Como funciona o VLT neste sábado:
O VLT funcionará normalmente das 6h às 10h30. A partir desse horário, a linha 1 (Santos Dumont x Praia Formosa), irá operar apenas de Praia Fomosa até a Parada dos Museus.
A linha 3 (Santos Dumont x Central) transportará passageiros apenas de Santos Dumont até a estação Santa Rita.
Já a linha 2 vai operar normalmente entre Praia Formosa e Praça XV durante todo o dia, encerrando sua operação à meia noite.
Aqueles que desejarem chegar à Cinelândia vindos da Rodoviária deverão acessar essa linha do VLT e desembarcar na estação Colombo, que será a mais próxima do evento.
A passagem do VLT custa R$ 4,30 e cada usuário deve ter o próprio cartão para embarque. Ele pode ser comprado ou carregado nas paradas e estações, que contam ainda com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga on-line, que pode ser feita pelo aplicativo Riocard Mais ou pelo site Recarga Fácil. É recomendado inserir antecipadamente os créditos para ida e volta.