Grêmio e Flamengo fizeram um jogo agitado na noite desta quarta-feira na Arena do tricolor gaúcho em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasil. Os donos da casa fizeram um pacto para a reta final da competição em busca da vaga na Libertadores da América de 2024, já o time rubro-negro buscava a aproximação do líder Botafogo, que não joga nesta rodada.
Logo nos primeiros minutos de jogo o Flamengo teve boa oportunidade com Gerson, que chegou batendo por cima do gol, após ótima jogada de Everton Cebolinha. Vale destacar que os primeiros dez minutos da partida foram marcados pelo domínio do Flamengo, que não deixou o Grêmio tocar na bola.
A primeira grande chance do jogo aconteceu Arrascaeta, que bateu falta perigosa aos treze minutos de jogos. Já o Grêmio deu a resposta com Reinaldo aos 16 minutos, mas a zaga do Flamengo conseguiu afastar o perigo. Depois disso, a partida ficou concentrada no meio campo com poucas chances para ambos os lados.
O detalhe é que, aos 42 minutos da etapa inicial, Everton Cebolinha arrancou do meio e fez jogada individual até invadir a área e marcar o primeiro gol da partida. Vale destacar que o jogador não comemorou o gol em respeito ao Grêmio que o revelou para o futebol.
Com as mexidas no intervalo, o Grêmio partiu para o ataque em busca do empate nos primeiros minutos do segundo tempo, mas a pressão inicial não surtiu o efeito desejado pelo técnico Renato Gaúcho. Aliás, a primeira grande oportunidade da etapa final saiu da cabeçada a queima roupa do zagueiro Pablo que parou nas mãos de Gabriel Grando.
O detalhe é que o Flamengo tirou a velocidade da partida, mas com isso acabou ameaçando pouco o Grêmio. Até que aos 30 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique errou na saída de bola e acabou gerando um ataque perigoso em boa jogada de Villasanti com gol de Ferreira que empolgou o tricolor gaúcho.
A virada veio aos 35 do segundo tempo Nathan Fernandes que saiu do banco para empolgar o torcedor na Arena do Grêmio. O detalhe fica por conta do técnico Renato Gaúcho que mexeu no time e viu André marcar o terceiro gol do time aos 40 minutos de jogo. Numa noite eletrizante, Luiz Araújo marcou o segundo gol do Flamengo aos 42 minutos recolocando o time no jogo.
Mesmo com sete minutos de acréscimo o time comandado por Tite não conseguiu empatar o jogo e conheceu a sua primeira derrota sob o comando rubro-negro. Agora, o ex-técnico da seleção brasileira tem três jogos com duas vitórias e uma derrota pelo Flamengo. Com o tropeço, a equipe carioca passou a ocupar a 4ª colocação no Brasileirão.
O Grêmio volta a campo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, quando visita o América-MG às 19h no Independência. Enquanto o Flamengo folga na rodada, já que a partida com o Red Bull Bragantino foi adiada para a próxima data FIFA. Com isso, o rubro-negro entra em campo novamente somente no dia 01 de novembro, pela 31ª rodada, diante do Santos no estádio Mané Garrincha, em Brasília.