A prefeitura do Rio, durante a coletiva de imprensa, na tarde desta última segunda-feira (16), no salão nobre do Copacabana Palace, anunciou as novidades para duas grandes festividades da cidade, a festa da virada de ano e o carnaval.
O tradicional Réveillon de Copacabana, na Zona Sul, terá uma novidade este ano, com um maestro liderando uma orquestra sinfônica durante a queima de fogos, anunciou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante a coletiva. O espetáculo, que terá duração de 12 minutos, promete uma experiência única com música e fogos de artifício. Detalhes sobre o maestro e a orquestra ainda não foram divulgados.
Além disso, este ano, o Réveillon se expandirá para dez bairros, incluindo dois locais inéditos: a Praça Mauá, para celebrar a revitalização da região, e a Praça das Juras, em Bangu. As comemorações ocorrerão em Copacabana, Praia do Flamengo, Piscinão da Praia de Ramos, IAPI da Penha, Parque Madureira, Praia de Sepetiba, Praia da Bica (Ilha do Governador) e na Praia da Moreninha (Ilha de Paquetá). Tanto a Praça Mauá quanto Bangu também terão palcos para atrações musicais, visando fortalecer essas áreas como polos culturais.
Além disso, o prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto Reviver Centro II, incentivando a construção de moradias nas áreas da Praça XV, Castelo e Cinelândia. A nova lei prevê uma ‘Operação Interligada’, que beneficiará os empreendedores que investirem na região.
Quanto ao Carnaval 2024, o calendário foi divulgado, com os desfiles da Série A programados para os dias 9 e 10 de fevereiro, seguidos pelos desfiles do Grupo Especial nos dias 11 e 12 do mesmo mês. O Desfile das Campeãs ocorrerá no sábado seguinte, dia 17 de fevereiro. No dia 13 de fevereiro, está previsto o desfile das Escolas Mirins.