Ouça agora

Ao vivo

Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados
Política
Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Brasil
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Black Friday movimentará R$ 1,32 bilhão na Região Metropolitana do Rio
Destaque
Black Friday movimentará R$ 1,32 bilhão na Região Metropolitana do Rio
Decoração de Natal luxuosa da mansão de Virgínia Fonseca repercute nas redes
Famosos
Decoração de Natal luxuosa da mansão de Virgínia Fonseca repercute nas redes
Governador do Rio transfere recursos do RioPrevidência para cobrir dívida do estado com a União
Destaque
Governador do Rio transfere recursos do RioPrevidência para cobrir dívida do estado com a União
Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores
Destaque
Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões
Brasil
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões

Governo do Estado marca para dezembro licitação de estudo da Linha 3 do Metrô

Empresa vencedora vai analisar a viabilidade dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e também Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes
Foto: Reprodução / Governo do RJ

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), marcou para 19 de dezembro a licitação para contratar a empresa que vai elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário. O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado, prevê a análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e também Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM).

– Estamos avançando na busca de soluções para os problemas do transporte público que hoje afligem a população do Rio. Mas também estamos projetando o futuro, planejando a expansão do metrô. Quando falamos de mobilidade urbana, temos que pensar que se trata de um sistema, que integra diferentes regiões e modais. Esse estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, inclusive do ponto de vista do modelo de concessão – esclareceu o governador Cláudio Castro.

Além de avaliarem os benefícios sociais e econômicos, os estudos também têm o objetivo de subsidiar a futura prestação dos serviços, apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária – com possibilidade de financiamento público ou privado -, além de fornecer à secretaria informações que indiquem vantagens e riscos associados aos projetos. A realização do estudo foi incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no Rio de Janeiro.

– Esses estudos serão importantíssimos para avaliar a viabilidade das futuras ligações metroviárias. Uma das alternativas avaliadas é a realização de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada. A população do Rio de Janeiro tem esperado por décadas a ampliação desse importante sistema de transporte, e essa é uma das nossas prioridades. Não vamos medir esforços para buscar soluções aos históricos problemas da mobilidade do nosso estado – destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

O prazo de execução dos serviços será de 12 meses, com os produtos que compõem os estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental, desenvolvidos em paralelo. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.

 

Plano Diretor Metroviário destaca trechos como prioritários

O Plano Diretor Metroviário (PDM) – estudo de planejamento contratado e acompanhado pelos técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à Setram -, tem o objetivo de apontar as diretrizes que vão orientar a ampliação da rede metroviária, considerando um horizonte até 2045.

Ele avalia que a ligação entre Praça XV x Araribóia é uma extensão estratégica e necessária entre a cidade do Rio e o centro de Niterói, ainda que seja considerado um grande desafio técnico. Sobre a ligação Araribóia x Alcântara (Linha 3), o PDM destaca que seria um instrumento de requalificação e desenvolvimento que levaria grandes benefícios para a região, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e aquecer a economia local.

Sobre o prolongamento da Linha 4, considerando Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, a análise da demanda do PDM confirma a importância da extensão até a Alvorada como forma de consolidação da rede, permitindo novas transferências e a formação de um grande anel que vai atender às atuais necessidades dos usuários. A extensão até o Recreio leva em conta o aumento histórico da densidade do bairro e a projeção de crescimento para os próximos anos, sendo necessário o atendimento à população por meio da rede metroviária.