A mais recente reunião mensal da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CAISAN-DC) ocorreu no Gabinete da Prefeitura, na última quarta-feira (31). Foram apresentados os resultados dos três grupos de trabalho da câmara e definidas as próximas ações a serem tomadas. Na 47ª reunião da câmara, estiveram presentes representantes do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) e as secretarias de Agricultura, Saúde, Educação, Comunicação Social, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo e Assistência Social e Direitos Humanos. Também esteve presente na reunião, como convidado, o vereador Nivan de Almeida, representando a Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara Municipal de Duque de Caxias, da qual é relator.
Entre os temas abordados, estava a avaliação da campanha “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”, que começou no dia (11/05) e tinha os objetivos de arrecadar potes de vidro com tampas de plástico para armazenamento de leite materno, informar a população sobre o acesso aos serviços de saúde para apoio ao aleitamento materno e estimular as mulheres que amamentam a doar. Foi marcado para (21/05) o dia em que os potes arrecadados serão recolhidos em todos os postos e entregues no Banco de Leite Humano Magalhães de Costa e Silva, no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. A campanha prossegue até essa data.
Também foi exposto, na reunião, o trabalho que está sendo desenvolvido para a realização de avaliação nutricional e acompanhamento de crianças menores de seis anos, matriculadas nas Creches e Centros de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC). Uma reunião está sendo planejada para junho, com diretores das Unidades CCAICs e profissionais nutricionistas da atenção básica de saúde, para se estabelecer a melhor forma de alcançar essa meta.
Outro destaque da reunião foi a referência à implantação de novas hortas em unidades escolares do município, numa parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura. Até o momento, 20 unidades já foram contempladas com hortas. Agricultores familiares do município estão acompanhando a implantação de algumas delas e membros das comunidades escolares que trabalham na manutenção do projeto fizeram capacitação ministrada por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Todas essas ações são metas do 2º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (2º PLAMSAN), que apresenta diretrizes, ações, indicadores de monitoramento e 41 metas divididas em três eixos que visam a Segurança Alimentar e Nutricional, além de garantir o direito humano à alimentação adequada aos moradores do município. Para acompanhar a implantação dessas metas, os membros da CAISAN-DC se dividiram em três grupos, cada um responsável pela análise de um dos eixos do plano. O conteúdo do 2º PLAMSAN está disponibilizado e pode ser baixado na íntegra no site oficial da prefeitura.