Começa a funcionar neste sábado (7), faixa exclusiva de ônibus nos dois sentidos da Avenida Brasil. O retorno da seletiva é para reduzir o tempo de deslocamento no transporte público e também uma preparação para o BRT Transbrasil.
No novo esquema, nem os táxis poderão trafegar pela seletiva, que tem 22 quilômetros e se dá entre as estações do BRT Guadalupe e Caju. A multa para quem invadir é considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47.
Com o atraso da obra do BRT, hoje é comum ver todo tipo de veículo circulando por lá.
A faixa é sempre a mais à esquerda em cada direção. As outras 3 estão liberadas para todos, com limite de 80 km/h.
O corredor só para ônibus terá 22 km e funcionará entre o Caju, um dos extremos da Avenida Brasil, e Guadalupe. Parte já está com tachas — o trecho de Guadalupe até o Trevo das Margaridas, no entroncamento com a Via Dutra.
Nos 21,5 km, 19 radares e 8 lombadas eletrônicas vão multar veículos invasores. A infração é gravíssima e rende R$ 293,47 mais 7 pontos na carteira.
Com o início da operação da faixa, carros de passeio não poderão mais usar o Viaduto da Treliça, no Caju (para acessar o Into e o Túnel Marcello Alencar por baixo) nem o Viaduto da Avenida dos Campeões (para ir a Ramos).
Quando a Transbrasil entrar em operação, a seletiva dará lugar ao corredor do BRT. Os ônibus poderão utilizar a via, mas agora compartilhando o espaço com os articulados “amarelinhos”.
Em virtude do aumento do número de ônibus, o corredor será ampliado entre o Terminal Margaridas e o Cemitério do Caju, passando a ocupar duas faixas da pista, em ambos os sentidos. Apenas os articulados poderão fazer parada para embarque e desembarque de passageiros nas estações de BRT.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021 e o investimento total é de R$ 1,9 bilhão.