A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), fez duas demolições simultâneas no Centro nesta segunda-feira, 02. As construções no Morro do Amor apresentavam risco de deslizamento conforme laudo técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. As três famílias foram incluídas no Programa de Locação Social da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.
Entre os bairros visitados estão: Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.
No último dia 28, o Gated demoliu cinco construções irregulares localizadas numa área da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca, conhecida como Taboal, na localidade Rincão Mimoso, em Itaipuaçu. As pessoas que estavam nessas construções foram orientadas pela Secretaria de Assistência Social a realizarem um cadastro na Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos.
O Gated é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). As denúncias de irregularidades podem ser enviadas por meio dos telefones (21) 3731-9777 (núcleo Centro), 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu) ou 2253-1177 (Disque Denúncia).