Ouça agora

Ao vivo

Pré-matrícula online para escolas municipais de Nova Iguaçu começa nesta terça-feira (26)
Nova Iguaçu
Pré-matrícula online para escolas municipais de Nova Iguaçu começa nesta terça-feira (26)
Previsão de semana com sol em Maricá
Maricá
Previsão de semana com sol em Maricá
Calçadão em Macaé recebe ação de conscientização sobre o Aedes aegypti
Norte Fluminense
Calçadão em Macaé recebe ação de conscientização sobre o Aedes aegypti
Nego do Borel se envolve em briga de trânsito
Destaque
Nego do Borel se envolve em briga de trânsito
Obras de ampliação do Inca no Rio serão retomadas
Destaque
Obras de ampliação do Inca no Rio serão retomadas
Queimados comemora 34 anos de emancipação com missa e sessão solene na Câmara Municipal
Baixada Fluminense
Queimados comemora 34 anos de emancipação com missa e sessão solene na Câmara Municipal
Eleição para presidência da OAB-RJ acontece hoje em todo estado
Destaque
Eleição para presidência da OAB-RJ acontece hoje em todo estado

Campos vai sediar a Energy Day que vai debater mudanças na matriz energética

Diversos painéis vão apresentar caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis com oportunidades
Imagem: Reprodução

A cidade de Campos vai sediar a Energy Day (Dia de Energia), iniciativa conjunta do Sebrae, Firjan, Organização dos Municípios de Petróleo e Gás (Ompetro), Petrobras, Prefeitura de Campos, Governo do Estado e outras instituições para apresentar caminhos para as energias renováveis e o reposicionamento do setor de óleo e gás. A edição Campos dos Goytacazes será realizado durante todo o dia 05 de outubro, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Guarus, e contará com o apoio do Porto do Açu, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás e empresas dos setores de energia e inovação.

O Secretário Municipal de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, informa que “a realização do evento de tal importância com vistas ao desenvolvimento de Campos é resultado do empenho da gestão Wladimir Garotinho junto às entidades do setor produtivo da cadeia do setor de energia e petróleo, bem como junto ao Governo do Estado, haja vista a participação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e a de Energia e Economia do Mar”.

Consta na programação um dia inteiro em Campos com as presenças de dirigentes e técnicos de entidades de relevância para o desenvolvimento econômico, como o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), a Ompetro, gestores e técnicos das áreas de desenvolvimento e de inovação do Governo do Estado, investidores em sistemas de geração de energias renováveis, como a energia fotovoltaica, instituições financiadoras para implantação de sistemas de cogeração de energia limpa e autoridades dos municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado, conforme informa o Secretário Marcelo Neves.

“As autoridades, debatedores, palestrantes e investidores serão recepcionadas pelo Prefeito Wladimir Garotinho e pelo Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, haja vista que o debate terá por escopo temas importantes defendidos pelo Prefeito de Campos e pelo Governador Cláudio Castro para o desenvolvimento integrado das regiões Norte e Noroeste Fluminense”, informa Marcelo Neves que também é Secretário Executivo da Ompetro.

Diversos painéis vão apresentar caminhos para a transição da matriz energética para energias renováveis com oportunidades. As palestras e debates vão contar com a participação de técnicos da Petrobras, Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Ompetro, Sebrae, empresas e Sindicato do setor de energia dentre outras entidades.

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico vai apresentar o mapa de Energias Renováveis que será objeto de considerações para oportunidades de negócios para investidores, com a participação de técnicos do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, de Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro).

Consta noutros painéis apresentação de plataformas para as indústrias de baixo carbono, com a participação de gestores e técnicos da Eletra, fabricante de ônibus elétricos, Porto do Açu, e da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação de Campos. Um painel especial será apresentado com ampla abordagem sobre o potencial regional para incremento de unidades geradoras da energia fotovoltaica. Investidores de empresas do segmento da geração de energia solar e de instituição financeira que financia projetos de sistemas para produção de energias renováveis, ou seja, energia limpa.