Ouça agora

Ao vivo

Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Esportes
Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Destaque
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Política
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Destaque
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
Destaque
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Destaque
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT
Sem categoria
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT

Nova Iguaçu vai ter programação especial para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência tem como objetivo ampliar a discussão, a formação, o desenvolvimento do trabalho e a saúde de pessoas com transtorno do espectro autista, síndromes raras e com deficiências cognitivas múltiplas
Foto: Freepik

Esporte, cultura e saúde. Tudo isso faz parte da programação para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21, que inclui o Fórum Multidisciplinar na Área da Pessoa com Deficiência, com tema central os “Diálogos para a construção de caminhos de conhecimento e inclusão”, no Top Shopping, e a Corrida Inclusiva, na Praça Vitória, no sábado, dia 23.

A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência tem como objetivo ampliar a discussão, a formação, o desenvolvimento do trabalho e a saúde de pessoas com transtorno do espectro autista, síndromes raras e com deficiências cognitivas múltiplas. Além disso, estudantes do município vão contar, no dia 21, como o processo de inclusão que permite um ambiente de ensino mais democrático, respeitoso e convidativo, que assegure o direito de aprendizagem para toda a população ocorre em Nova Iguaçu.

“Todo esse trabalho foi pensado para levar as informações importantes para a população PCD, familiares, responsáveis e educadores. A ideia foi construir um espaço em que todos pudessem tirar suas dúvidas em relação ao tema. O maior intuito do evento é mostrar a existência de diferentes deficiências, da grande diversidade e peculiaridades entre elas, e as suas respectivas competências e potencialidades que as pessoas com deficiência possuem, através de medidas inclusivas e ajustadas de acordo com suas necessidades específicas. Reforçando a capacidade que todas possuem em realizar tarefas, atividades e esportes em todos os contextos sociais”, afirma o subsecretário de Governo e organizador da Corrida Inclusiva, Rafael Reina.

A programação dos dois dias contará com ações sociais de Cadastramento BPC, CadÚnico e Registro Geral (RG), promovidos pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), além da famosa Feira Artesanal, promovida pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), da Escola Flor de LIS – que levará um coral com 8 alunos inclusivos – e das Escolas Municipais Paul Harris, Janir Clementino e Vale do Tinguá.

 

Veja abaixo algumas palestras marcadas para o dia 21:

•’Compreendendo as diferenças, um olhar sobre a pessoa com deficiência”

Palestrante: Omar Heart – Autista, consultor de inclusão e acessibilidade, neuro psicopedagogo, especialista no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, escritor e autor do livro(Tudo que Você Precisa Saber para Entender o Autismo), 1º Autista faixa preta de jiu-jitsu no mundo, com métodos premiados na UFF E UFRJ, comentarista de inclusão da TV Band Rio, pai de gêmeas.

•”Mercado de trabalho e oportunidades para pessoas com deficiência: Desafios e desenvolvimento pessoal (compartilhamento de experiências PCD no mercado de trabalho)”

Palestrante: Dra. Tatiana Monteiro – Advogada, pós graduada em direito de família, especialista em direitos das pessoas com deficiência; Atualmente Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, 2º subseção, Duque de Caxias. Assessora de mediação para o trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e Especialista em gestão de pessoas.

•Profissionais da área de educação inclusiva: Educação inclusiva – desafios e estratégias.

•Palestra 1: Professora Denise Guerra dos Santos – A importância da Psicomotricidade na educação e seus resultados vistos no NEAP;

•Palestra 2: Professoras Marilene Cecília Ramos e Bárbara Assis Silva Barbosa – As altas habilidades no município de Nova Iguaçu, e as duplas condições em déficit na via neurológica magnocelular e altas habilidades/superdotação;

•Palestra 3: Professora Catharine Seixas e Carla Marçal – atitudes anti capacitistas no cotidiano/Inclusão, desenvolvimento e autismo na escola.

 

Veja também um pouco da programação para o dia 23:

Apresentação de esportes Paralímpicos na Quadra Poliesportiva:
•09h – Badminton (PMERJ);
•09h30 – Handebol e/ou •Basquetebol em Cadeiras de Rodas;
•10h – Para Judô e Para Taekwondo;
•11h – Apresentação de Manbol.

09h30 – Corrida Divertida:
•Cadeirantes;
•Autistas e Intelectuais;
•Deficientes físicos;
•Deficientes visuais;
•Surdos e Mudos

 

Nessa bateria será importante que os pais vistam os filhos PCDs com roupas divertidas (coloridas) ou de personagens.

 

10h – Atividades Culturais:
•Músicas com Gabriel de Lucas;
•Danças com Valéria Brito;
•Coral em Libras com a Oração Pai Nosso.

Veja a programação completa clicando aqui.