Os Bombeiros do Rio vão adotar um novo uniforme operacional, de padrão laranja pixelado. A mudança de estilo atende aos padrões internacionais de operacionalidade e segurança, garantindo maior visibilidade aos militares em emergências, especialmente à noite, em situações envolvendo deslizamentos de terra e em ocorrências em matas e florestas.
O novo fardamento, desenvolvido em parceria com o Senai Cetiqt, contará com tecido confortável, flexível e resistente, com compartimentos extras para o acondicionamento adicional de materiais de socorro.
A mudança acontecerá sem aumento de despesa para o erário público. Como é de praxe, previsto em lei, a corporação seguirá fornecendo os uniformes de cabos, soldados e cadetes. Os demais militares contarão com o auxílio-fardamento periódico, ou em caso de promoção, para garantir a troca gradativa dos uniformes.
– O laranja é a cor internacional do salvamento mundo afora. A modernização se fazia necessária em função das novas tecnologias de atuação dos bombeiros militares, do surgimento de novos serviços no âmbito da corporação e da evolução estética das peças de vestuário em geral. Além de mais segurança e conforto para os bombeiros, a nova identidade visual ajudará na rápida identificação dos militares pela população e dificultará plágios – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral e do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.