Na última terça-feira (05), um montanhista foi resgatado no parque nacional Katmaino, no Alasca, graças a uma câmera instalada para filmar ursos-pardos. Os telespectadores assistiam a uma transmissão ao vivo do local acionarem as autoridades. O homem estava perdido no parque nacionale apesar do equipamento não possui reprodutor de áudio, quem assistia as imagens, no momento, conseguiu fazer leitura labial no homem, que pedida ajuda e dizia estar perdido.
Ao notar a presença do montanhista, os espectadores entraram em contato com o Explore.org – plataforma que transmite ao vivo imagens de diversos locais no mundo para observação de animais – para relatar o que haviam visto. Assim, conseguiram contato com o Serviço Nacional de Parques. Um moderador do site agradeceu aos internautas que avisaram da situação.
“O parque enviou uma equipe de busca para encontrar o montanhista, que foi resgatado em condições de pouca visibilidade por conta do vento e chuva”, disse Cynthia Hernandez, porta-voz do Serviço Nacional de Parques, em comunicado à BBC.
O parque é um dos mais remotos dos Estados Unidos e pode ser acessado apenas por barco ou avião. Os guardas encontraram o homem, que foi resgatado ileso, no final do dia.