Durante o feriado da Independência do Brasil, na próxima quinta-feira, dia 7, as agências bancárias permanecerão fechadas para atendimento presencial ao público. Entretanto, na sexta-feira, dia 8, os bancos retomarão suas atividades normais para atender os clientes. No fim de semana, no sábado, dia 9, e no domingo, dia 10, os serviços de auto-atendimento nas agências estarão disponíveis, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, incluindo sites e aplicativos, para facilitar a realização de transferências e pagamento de contas.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), destaca a conveniência, velocidade e segurança dos canais digitais dos bancos, como a internet e o mobile banking, que se tornaram uma alternativa cada vez mais popular para efetuar transferências e pagar contas. Atualmente, sete em cada dez transações bancárias são realizadas por meio desses canais digitais.
Para os casos em que contas de consumo, como água, energia, telefone, etc., ou carnês tiverem vencimento no feriado, os clientes poderão realizar os pagamentos sem acréscimos no dia útil seguinte, ou seja, na sexta-feira, dia 8/9. Walter Faria explica que, geralmente, os tributos já são emitidos com datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
No entanto, caso o documento de arrecadação não tenha sido ajustado previamente, a sugestão é antecipar o pagamento ou, para títulos que possuem código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking ou por meio do atendimento telefônico dos bancos. Além disso, boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).