Antes de mais nada, o técnico Bruno Lage não sabe ser terá Tiquinho Soares na partida contra o Flamengo no sábado, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O atacante tem chances remotas de disputar o clássico. No entanto, tudo dependerá de sua evolução nos próximos dias. O artilheiro não entra em campo desde o dia 6 de agosto, quando o time alvinegro empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro, no Mineirão, na 18ª rodada.
Tiquinho Soares teve uma lesão constatada no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Desde então, desfalcou o time em três jogos no Brasileirão: Internacional (3 x 1), São Paulo (0 x 0) e Bahia (3 x 0).
Na partida contra o Defensa y Justicia, na Argentina, na última quarta-feira (30), Tiquinho Soares foi substituído por Diego Costa. No entanto, o ex-atacante de Atlético de Madrid, Chelsea e Wolverhampton teve atuação abaixo das expectativas.
O departamento médico alvinegro evita cravar uma data para o retorno de Tiquinho Soares aos gramados. Assim, o jogador seguirá em observação até que a comissão técnica defina se irá relacioná-lo para o clássico.
A tendência é que o camisa 9 retorne a equipe na partida diante do Atlético-MG, dia 16, no Mineirão. A pausa no Brasileirão por causa dos jogos do Brasil contra Bolívia e Peru, dias 8 e 12 de agosto, respectivamente, pode ser fundamentar para a recuperação dele.
Vale lembrar que o centroavante tem números impressionantes nesta temporada. Ele disputou 38 jogos: 6 na Copa Sul-Americana, 11 na Série A do Campeonato Brasileiro, 1 na Copa do Brasil e 11 no Campeonato Carioca. Além disso, marcou 25 gols e fez 7 assistências.
Retrospecto de lesões
O retrospecto de lesões de Tiquinho Soares não é ruim. A última vez que ficou inativo antes de atuar pelo Botafogo foi em julho de 2021. O centroavante machucou o ombro direito durante um treinamento, quando atuava pelo Olympiacos.
Na ocasião, ficou inativo por 54 dias até que conseguir retornar aos gramados. Ao todo, desfalcou a equipe em cinco compromissos no Campeonato Grego. Antes disso, não apresentou nenhum problema físico relevante.