Em setembro, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para as regiões Norte e Nordeste é de chuva próxima ou ligeiramente abaixo da climatologia do mês, com previsão de volumes inferiores a 40 milímetros (mm) no interior da Região Nordeste e leste da região amazônica.
Na costa leste do Nordeste e oeste da Região Norte poderão ocorrer volumes de chuva acima de 50 milímetros.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica o predomínio de chuva próxima à média histórica, com valores abaixo de 60 mm. Destaque para Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, onde os volumes previstos poderão ultrapassar os 70 mm.
Na Região Sul, a previsão é de chuva acima da média em grande parte dos três estados, com volumes que podem superar os 140 mm. Porém, em uma pequena área do oeste da região são previstas chuvas ligeiramente abaixo da média histórica.
Temperaturas
As temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do País, principalmente, em áreas do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde as temperaturas médias podem superar 28ºC.
Em algumas localidades do sul de Mato Grosso do Sul e em grande parte da Região Sul são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média.
Nessas áreas, a ocorrência de dias consecutivos com chuva poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20°C. Em áreas de maior altitude dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as temperaturas podem ser inferiores a 16ºC, sendo atribuídas aos dias chuvosos e também por incursões de massas de ar frio com potencial de provocar decrescimento das temperaturas em alguns dias.