Segundo um levantamento feito pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), realizado nos Estados Unidos, o Rio de Janeiro encabeça a lista de cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. A pesquisa revela que o Rio de Janeiro têm 27% mais menções que São Paulo, segunda colocada no estudo.
Contudo, a capital paulista tem sido a principal porta de entrada para visitantes vindos de fora do país. De janeiro a abril deste ano, 769,2 mil turistas estrangeiros desembarcaram em São Paulo, contra 474,3 mil no Rio. Os problemas enfrentados pelo esvaziamento do Galeão explicam em parte esse cenário.
De acordo com outra pesquisa, feita pela companhia aérea, Copa Airlines, divulgada no início do ano, o maior número de turistas estrangeiros que o Rio de Janeiro recebe, vêm de, em ordem de maior a menor, Argentina, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, França, Alemanha e Reino Unido. Além disso, o Rio está entre as 100 cidades mais visitadas do mundo, alcançando um total de 2,33 milhões.