A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, concluiu a recuperação do muro do canal do Rio dos Cachorros, em Irajá, na Zona Norte. A intervenção ocorreu no trecho da Rua André Filho e foi iniciada após a queda de parte do muro, que afetou as pistas de rolamento de um dos acessos à Avenida Brasil.
– A obra devolveu a calha do rio recuperada, garantindo o escoamento das águas pluviais da região. Usamos o método gabião neste rio, uma solução baseada na natureza que favorece o aparecimento da cobertura vegetal nas margens – explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Foram reconstruídos 77 metros de canal, com método gabião, que utiliza pedras envolvidas por gaiolas de metal para recompor a calha do rio. Foram executados ainda 735 metros quadrados de pavimentação e 94 metros quadrados de passeio. A Rua André Filho já está liberada para o tráfego de veículos. A CET-Rio implantou as sinalizações horizontal e vertical necessárias, após a conclusão das obras.
– Tínhamos que resolver essa questão com celeridade. O inverno nos permite tranquilidade para execução de obras desse perfil, quando temos menor quantidade de chuvas que no verão – comentou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, sobre as intervenções na região.