Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abre, a partir desta quinta-feira, 17/8, inscrições gratuitas para visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Ícone arquitetônico e da engenharia nacional, o edifício foi construído na década de 1940 para ser a sede do então Ministério da Educação e Cultura, e vem passando por obras de restauração e modernização que permitirão sua reabertura ao público em 2024.
Projetado por uma equipe composta por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros expoentes da arquitetura moderna brasileira, o edifício de 16 andares é marcado pela ausência de paredes, com ambientes livres e jardins suspensos projetados por Roberto Burle Marx, além de painéis de azulejos de Cândido Portinari e obras de outros grandes artistas brasileiros e estrangeiros. Por sua monumentalidade, o edifício teve seu tombamento declarado pelo Iphan em 1948.
Abertas a qualquer pessoa, mas tendo como público-alvo alunos dos cursos de Arquitetura, Turismo, História e/ou Artes, as visitas ao Palácio Gustavo Capanema acontecerão nos dias 23 e 30/8, nos turnos da manhã (10h) ou da tarde (14h). Os grupos terão, no máximo, 15 pessoas e, portanto, as inscrições serão em número limitado, ficando abertas até às 18h do dia 18/8. O resultado será divulgado no dia 21/8, no site e nas redes sociais do Iphan. Interessados podem acessar o formulário de inscrição listado abaixo.
Serviço
Visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema (vagas limitadas)
Formulário de inscrição: https://forms.gle/3QZqLP1gmo7vyrkF7
Público-alvo: estudantes dos cursos de Arquitetura, Turismo, História e/ou Artes
Datas: 23 e 30/8, nos turnos da manhã (10h) ou da tarde (14h)
Recomendações para os visitantes:
– Calça comprida;
– Sapato fechado;
– Proibido tirar fotos;
– Se possível, trazer capacete.