Rio das Ostras realizará a segunda edição do Fórum Municipal da Pessoa em Situação de Rua. O evento acontecerá nesta quarta, 16, no Teatro Popular, a partir das 13h, e é aberto a toda população. Os participantes vão discutir o acesso aos direitos e a estruturação da oferta de serviços a este público, além de debater sobre a formação de um comitê.
Apesar do Fórum acontecer no dia 16, o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é em 19 de agosto, sábado. A data existe devido a um acontecimento em 2004 conhecido como “Massacre da Sé”, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. Esse episódio desencadeou o início das mobilizações de grupos da população de rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.
Em Rio das Ostras, o Fórum tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e representantes de secretarias municipais para refletir sobre as demandas impostas pela população de rua. “É um olhar interdisciplinar e intersetorial na construção do planejamento de ações dentro do Município de forma coletiva para garantir o acesso aos serviços e programas disponíveis”, conta Giselly Leão, coordenadora técnica de assistência social.
Programação:
13h – Mesa de Abertura
14h30 – Palestra com Defesora Pública do Estado do Rio de Janeiro Dra. Maísa Sampaio.
Tema: Acesso aos direitos da pessoa em situação de rua
15h – Palestra com a assistente social e subsecretária de Assistência Social, Rosimara Valadares.
Tema: Estruturação da Oferta de Serviço a População em Situação de Rua.
15h30 – Espaço para perguntas
15h45 – Debate sobre a formação do Comitê
17h – Fechamento.